A prefeitura de Utinga apresentou evidências que contradizem a matéria publicada pelo jornal A Tarde, na qual a mãe de um aluno, em vídeo, denunciava as péssimas condições do ônibus escolar utilizado para o transporte de estudantes entre a zona urbana e rural do município. Conforme um Boletim de Ocorrência registrado na última terça-feira (27), o veículo teria sido alvo de sabotagem e furto de pneus no último final de semana.
Em um vídeo enviado ao Jornal da Chapada, é possível observar um registro atualizado do ônibus escolar sem sinais de deterioração e com pneus visivelmente novos. Essas imagens contrastam com o vídeo gravado pela denunciante, no qual o veículo aparece com pneus velhos e desgastados.
Um Boletim de Ocorrência apresentado pelo coordenador de Transporte Escolar, Patrício Meira de Souza, revela uma provável ação de sabotagem ou furto dos pneus do ônibus escolar. Segundo relatos contidos no documento, os pneus do veículo já haviam sido substituídos por novos antes do início das aulas, ocorrido no dia 5 de fevereiro. No entanto, de maneira proposital, alguém teria substituídos os pneus novos por pneus velhos sem que a ação fosse notada pelo motorista, e esse fato será apurado.
Em nota, a prefeitura de Utinga explicou que foi realizada uma compra de pneus novos no dia 15 de janeiro de 2024, e que o veículo foi revisado antes do início do ano letivo, corroborando com a versão apresentada no Boletim de Ocorrência. No documento, a gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB) ainda reconhece falhas no supervisionamento do veículo, afirmando ter “afastado os profissionais envolvidos no caso e que segue apurando as circunstâncias da suposta sabotagem”.
Confira a nota na íntegra
Utinga conhece o estilo de trabalho do nosso Governo Todos os nossos veículos, escolares ou não, são revisados rotineiramente. Compramos pneus em 15 de janeiro de 2024, conforme nota fiscal anexa. Colocamos pneus novos em todos os carros que necessitavam, ainda em janeiro/2024. As aulas começaram em 05/02/24, logo com todos os veículos revisados. Só em 26/02, segunda-feira imediatamente posterior a um final de semana, aparece essa situação nas redes sociais.
Instado, o chefe de transporte escolar foi convocado e nos apresentou uma ocorrência policial de sabotagem/furtos de pneus, neste final de semana. Por óbvio, detectamos falhas do chefe de transportes e do motoristas que deveriam ter visualizado um carro com essas carcaças de pneus em estado deplorável e não permitir a saída da garagem. Infelizmente, não o fizeram. Imediatamente, colocamos, novamente, pneus novos no veículo e afastamos o chefe de transporte e o motorista. Nenhum Governo está imune a falhas, o que não se pode é compactuar-se com ela. O Governo agiu, resolveu o problema, afastou os envolvidos e segue apurando.
Diga-se de passagem, no último relatório do Conselho Municipal de Educação, nenhum registro de problemas com nossos veículos escolares. Só lembrando: Estamos em ano eleitoral e esse tipo de ação, não chega delituosa, infelizmente, não chega a ser nenhuma novidade.
Jornal da Chapada