O Estado de São Paulo teve um aumento de 85% dos casos de covid-19 da semana passada para esta. Segundo informações da plataforma Info Tracker, o número de infectados saltou de 7.000 para 13.000 em 15 dias, revelando uma nova onda do vírus na região.
As mortes pela doença também registraram um aumento de 54%, passando de 57 vítimas para 88 no mesmo período de 15 dias. A plataforma que monitora a evolução da doença no país indica que os dados da última semana epidemiológica são os maiores de todo ano.
O coordenador da plataforma, Wallace Casaca, disse que “os dados consolidam o curso de uma nova onde de covid no Estado”. Ele acrescenta que essa disseminação descontrolada da doença “se sobrepõe à explosão de casos de dengue”, levando a uma “pressão conjunta no sistema de saúde e postos de atendimento”.
De acordo com o especialista, a rápida disseminação das subvariantes da covid-19, como a JN.1, e a realização de eventos como o carnaval e a manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, são impulsionadores dessa nova onda. O ato reuniu 185 mil pessoas do Brasil.
Em relação aos cuidados, Casaca afirma que é importante a retomada de medidas já conhecidas, como o uso de máscaras e a vacinação para os que são de grupo de risco.
Segundo dados do vacinômetro do governo de São Paulo, 89,87% da população do Estado se vacinou por completo. Em crianças, a cobertura é menor, visto que só 50,33% na faixa etária de 6 meses a 11 anos tomou todas as vacinas. As informações são do site Poder 360.