Durante a cerimônia de adesão do Estado da Bahia ao programa Pé-de-Meia, promovida pelo Governo Federal na Arena Fonte Nova, em Salvador, na última segunda-feira (11), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (PSD), popularmente conhecido como Quinho, fez um apelo especial ao ministro da Educação, Camilo Santana. Aproveitando a oportunidade, o gestor ressaltou a importância da implantação da Universidade da Chapada Diamantina.
Em seu diálogo com Camilo Santana, o presidente da UPB ressaltou a importância da criação do empreendimento para promover uma educação de qualidade na região chapadeira. “Clamamos muito pela Universidade da Chapada Diamantina. É crucial que aquela área, um polo turístico, seja reconhecida também pela educação”, enfatizou o prefeito.
Quinho ainda solicitou que os campus fossem construídos por toda a região da Chapada Diamantina. “Pedimos que o senhor avalie da melhor forma possível permitindo que sejam criados campus em todos os municípios da Chapada para dar oportunidade aos nossos estudantes”, completou.
Sob a liderança do Consórcio Chapada Forte e com a adesão de prefeituras e autoridades governamentais, a batalha pela criação da UFCD continua a ganhar força, com o propósito de promover o acesso dos estudantes locais ao ensino superior e contribuir para o desenvolvimento social, econômico, profissional e científico da região.
Na busca por promover a interiorização da educação no estado, diversos encontros e audiências públicas já foram realizados em municípios da Chapada Diamantina. Uma das mais recentes, liderada pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) em 23 de novembro de 2023, discutiu a possibilidade de a universidade abranger três territórios da Bahia: Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu.
Jornal da Chapada