A prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), e o secretário de Governo Ivan Soares participaram, na última sexta-feira (5), de uma Audiência Pública que fortaleceu a luta pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O evento foi realizado no Centro Territorial de Educação Profissional de Itaberaba (CETEPI) e organizado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).
A Audiência Pública reuniu líderes regionais e estudantes de mais de 14 municípios da Chapada Diamantina. Durante a cerimônia, os estudantes tiveram a oportunidade de discursar sobre a relevância da criação da UFCD, enfatizando a necessidade de uma educação pública de qualidade e acessível na região.
Em seu discurso, a prefeita Guilma Soares destacou a importância dos esforços em prol da construção do campus na Chapada Diamantina. “Estamos aqui de mãos dadas para abraçar esse sonho da criação da UFCD. Tenho certeza de que, em breve, esse desejo vai sair do papel e se concretizar, para mudar a vida de milhares de estudantes e promover o desenvolvimento socioeconômico em toda a região chapadeira”, salientou a gestora.
O deputado federal Robinson Almeida (PT), um dos idealizadores do projeto, marcou presença no evento e demonstrou confiança na concretização do empreendimento “A luta segue ainda mais fortalecida pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu com a eleição do presidente Lula”, ressaltou.
“Estou convicto de que essa mobilização realizada aqui em Itaberaba, juntamente com tantas outras já realizadas, terá repercussões em Brasília e, em breve, a juventude da Chapada Diamantina testemunhará a criação dessa indústria do conhecimento”, finalizou Robinson Almeida.
Interiorização da educação
Na busca por promover a interiorização da educação no estado, diversos encontros e audiências públicas já foram realizados em municípios da Chapada Diamantina. Uma das mais recentes, liderada pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) em 23 de novembro, abordou a possibilidade de a universidade englobar três territórios da Bahia: Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu.
Sob a liderança do Consórcio Chapada Forte e com a adesão de prefeituras e autoridades governamentais, a batalha pela criação da UFCD continua a ganhar força, com o propósito de promover o acesso dos estudantes locais ao ensino superior e contribuir para o desenvolvimento social, econômico, profissional e científico da região.
Jornal da Chapada