Em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, a cidade de Andaraí vai receber a Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado que visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado. Durante o evento, programado para ocorrer na próxima quinta-feira (11), serão realizadas oficinas, entrega qualificada de materiais socioeducativos, além da distribuição de equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para as brigadas cadastradas.
Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, a iniciativa visa alcançar precocemente as áreas mais afetadas pelos incêndios e prevenir as graves consequências das queimadas por meio de ações educativas e preventivas.
“A Caravana Bahia Sem Fogo é uma ação transversal com a participação de diversas secretarias e órgãos do Governo que estão empenhados em construir estratégias eficazes de prevenção, levando em consideração o protagonismo dos atores sociais locais, ou seja, envolver as comunidades que estão na ponta, as primeiras a serem afetadas. Serão investimentos e ações que vão ampliar o poder de prevenção e monitoramento”, destacou.
A caravana visitará as cidades mais afetadas pelos incêndios na Chapada Diamantina nos últimos anos. Durante a jornada, uma equipe composta por gestores, educadores e especialistas em meio ambiente conduzirá capacitações, rodas de conversa e atividades de sensibilização em escolas, sindicatos rurais, sedes das brigadas voluntárias, associações de guias, agricultores e outras entidades envolvidas no projeto.
Além de Andaraí, também serão visitados os municípios de Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lençóis, Mucugê e Barra da Estiva, totalizando 11 municípios na Chapada. No próximo mês, a caravana seguirá para a região Oeste do estado.
O projeto integra o programa de mesmo nome, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
Combate aos incêndios florestais
Com a ciência de que os incêndios florestais são mais frequentes entre maio e dezembro, durante a estiagem em boa parte do estado, o Programa Bahia Sem Fogo tem aprimorado suas ações e promovido campanhas de prevenção e fiscalização mais abrangentes, visando conscientizar a população sobre os riscos das queimadas para a biodiversidade do estado. Jornal da Chapada com informações do portal Gov.