O complexo esportivo Armindo Biriba, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, será palco nos dias 18 e 19 de abril de um seminário e curso de arbitragem sobre wrestling através de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e a Federação Baiana de Wrestling. A partir do dia 20 de abril, as atividades serão transferidas para Lençóis, no Centro Educacional Renato Pereira Viana, situado na Rua José Florencio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de abril, através do telefone ou WhatsApp (71) 99164-0266.
Os cursos e seminários serão comandados por Eduardo Paz Gonçalves, árbitro que esteve nas edições dos Jogos Olímpicos no Rio (2016) e em Tóquio (2021). Ele é membro do Hall da fama da arbitragem nas Américas e já apitou dez campeonatos mundiais da categoria sênior, além de ter sido eleito o melhor árbitro do Golden Grand Prix em 2014.
O presidente da CBW, Flavio Cabral, enalteceu a iniciativa. “Nosso trabalho educativo inclui ações como cursos e seminários em capitais e no interior. Gostaria de parabenizar a federação baiana e a FLOEB (Federação de Luta Olímpica do Estado da Bahia) por nos ajudarem a levar o wrestling para cidades importantes do estado”, salientou.
Confira a programação:
1ª ação
Complexo esportivo Armindo Biriba
18 e 19/04 – Seminário e Curso de Arbitragem
2ª ação
Centro Educacional Renato Pereira Viana
20/04 – Curso de Arbitragem (estilo livre)
21/04 – Copa Lençóis de Wrestling
22/04 – Seminário Estilo Livre
23/04 – Curso de Arbitragem e Seminário (estilo greco-romano)
Sobre a CBW
A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).
Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade.
A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes. As informações são de assessoria.