Em um clima de alegria, marcado por encontros e reencontros históricos de jornalistas de várias gerações, a sede do Sinjorba foi reinaugurada na noite da última terça-feira (16). A entrega do espaço, situado no Edifício Braulio Xavier, na Rua Chile, em Salvador, totalmente reformado e equipado com ar-condicionado, ocorreu juntamente com outras atividades voltadas para a valorização, modernização e fortalecimento do Sindicato.
O evento teve início com o descerramento da placa de entrada do Sindicato, já com a nova marca, que atualiza a imagem do Sinjorba. A mudança foi uma deliberação do Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba), realizado em novembro do ano passado, agora colocada em prática.
O ato simbólico que marcou a reinauguração foi feito com a participação de Kardé Mourão e Alberto Freitas, ex-presidentes do Sinjorba, juntamente com Moacy Neves e Fernanda Gama, respectivamente atual presidente e vice, da atual gestão.
Mais uma placa foi apresentada ao público, dando nome à sala principal da sede, numa justa homenagem a um dos fundadores e um dos primeiros presidentes do Sinjorba, Heron de Alencar, cujo compromisso e trajetória de lutas é um capítulo de destaque na história dos jornalistas e do povo baiano.
Ainda na sequência de homenagens, outra placa foi entregue à família do ex-presidente do Sindicato, Jorge Ramos, que nos deixou no início desse mês de abril. A esposa, Aninha e os filhos, Desirree e Diego, receberam a placa das mãos do presidente do Sinjorba, Moacy Neves.
A programação solene da noite contou também com a entrega à categoria da Biblioteca do Jornalista Baiano, iniciativa que está reunindo o que pode vir a ser o maior acervo da produção de jornalistas da Bahia reunidos em um só lugar, com trabalhos literários, fotográficos e de ilustração. Vários colegas já estiveram no espaço, fazendo doação de seus livros, fotos e charges.
Recebendo a homenagem em vida, lá estava o jornalista Florisvaldo Matos, que passa a emprestar seu nome à biblioteca. A contribuição ímpar de “Flori” para a cultura baiana foi destacada pelo jornalista Rui Espinheira. Ambos foram professores de diversas gerações de profissionais que se encontravam na solenidade de inauguração do espaço.
Sindicato de Luta
O evento marcou, também, o lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas, iniciativa inédita da Fenaj para unir a categoria, em todo o país, em torno da mobilização por melhores salários e condições de trabalho.
Nas presenças do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Maurício Brito, e de Gustavo Abrantes, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o presidente do Sindicato, Moacy Neves, fez questão de reafirmar a principal luta em curso da categoria, pelo restabelecimento da exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional, através da aprovação da PEC 206/2012.
Moacy voltou a destacar, também, a importância da unidade dos jornalistas torno do Sindicato, para “defender a liberdade de imprensa, o trabalho decente e o respeito à categoria, especialmente nestes tempos de fakes news e de tantas mudanças no setor da comunicação”.
Presenças
Além das personalidades já citadas, a reinauguração da sede foi prestigiada pelo presidente da ABI-Bahia, Ernesto Marques; por Milena Leal e Eudes Benício, representando a Secom-BA; por Victor Gurgel (OAB-BA); Raimundo Lopes (Abraspet) e Antonio Suzart (Sinpojud). A todos o Sinjorba fez um agradecimento especial pelo apoio e contribuições que têm dado, no atual momento de resgate e fortalecimento da entidade.
É preciso registrar, ainda, que para concretizar a reforma da sede o Sinjorba contou com a valorosa contribuição do arquiteto Floriano Freaza (autor do projeto), Sinduscon-BA, CNS Instalações & Projetos, ABI-Bahia, Abraspet, entre outras organizações. Agradecimentos foram feitos, também, aos deputados estaduais, que tendo à frente o presidente da Alba, Adolfo Menezes, fizeram doações individuais que permitiram a realização da obra.
Um agradecimento especial foi feito a Nestor Mendes, 2º secretário de administração e finanças do Sinjorba, que esteve à frente da coordenação dos trabalhos desenvolvidos durante a reforma da sede e é um dos idealizadores da Biblioteca do Jornalista Baiano – Florisvaldo Matos.
Reconstruir e fortalecer
As mudanças no setor de comunicação e as transformações no mundo do trabalho e no perfil da categoria tiveram forte impacto sobre o Sinjorba, que enfrentou por certo período muitas dificuldades organizativas. Neste momento a entidade passa por uma fase de reconstrução, dando amplitude a suas ações e foco na interiorização, para alcançar maior número de jornalistas, representando-os e defendendo seus direitos.
A diretoria convoca a categoria para se juntar ao Sindicato, fortalecendo e ajudando-o a cumprir seus objetivos. “Precisamos estar unidos e fortes para interferir na realidade de desemprego no setor de comunicação, combatendo os baixos salários, a sobrecarga de trabalho, a perda de direitos e a precarização no exercício da profissão, além da violência e do assédio judicial contra os jornalistas”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que convoca os colegas a se filiarem à entidade e participar das suas atividades e ações. Jornal da Chapada com informações do Sinjorba