Rio de Contas (a matriarca da Chapada Diamantina), sediou a 13ª e última Audiência Pública de Mobilização para Implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O evento aconteceu no Clube Riocontense na noite de 11 de abril com apoio de Prefeitura Municipal de Rio de Contas.
Inicialmente os organizadores apresentaram um vídeo com participação de dezenas de representações locais manifestando o pleito e apoio à instituição da UFCD, seguido da composição da mesa formada por: Secretário Municipal de Educação e Cultura- Lucielio Teles dos Santos, Coordenadora do Conselho Municipal de Educação-Stela Freitas, Diretora do Colégio Estadual Carlos Souto- Solange Oliveira, Coordenador da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) da Chapada Diamantina- Ricardo Berbel, Vice-presidente da UNDIME- Adoniran Oliveira Leite, Exmº Prefeito Municipal- Dr. Cristiano Cardoso Azevedo, Professor Universitário-Orlando Caires e o Membro do Comissão pró-UFCD – José Donizette (Goiano).
A noite foi abrilhantada pela apresentação musical da tradicional e centenária Filarmônica Lyra dos Artistas. Seu repertório diversificado incluiu músicas clássicas, populares e contemporâneas, trazendo uma dose de emoção e talento para o evento.
Entre as principais falas, Dr. Cristiano reforçou e defendeu a necessidade da implantação da UFCD em Rio de Contas. Por sua vez, Orlando Caires destacou a ausência de uma Universidade Federal na Chapada Diamantina e regiões circunvizinhas, colocando-se à disposição para contribuir no processo de implantação.
Goiano discorreu sobre o histórico das mobilizações pro-UFCD iniciadas em 2006 e o atual momento de articulações em que o Território da Chapada Diamantina precisou unificar-se com o Território Piemonte do Paraguaçu e de Irecê para pleitear uma universidade federal. Reforçou que o local onde a UFCD será implantada, será definida numa etapa futura, após a sonhada e possivel conquista; e que o momento atual se faz necessário somar forças de toda sociedade envolvida e todo apoio político será bem vindo, ja que o pleito é apartidário.
Ao desfazer mesa a palavra foi concedida à João Alberto (Chapadeiro), que apresentou o mapa dos territórios supracitados e suas respectivas dinâmicas socioeconômicas, enfatizando o papel e a importância da implantação da universidade e cursos superiores afins, como principal ferramenta para impulsionar o desenvolvimento regional.
E para a Turismóloga Sirlene Rosa de Souza, idealizadora do abaixo assinado que Instituiu a Lei Estadual do dia da Chapada Diamantina, conforme Lei 13.739/2017, que sintetizou o processo de criação da lei, da logomarca e de seus objetivos comuns à UFCD, os quais ainda não foram alcançados pela falta de regulamentação, sobre a qual abriu e está acompanhando e cobrando o processo SEI junto à governadoria e secretarias afins.
Por fim, foi aberto a palavra pra manifestação dos presentes. Em suma, a audiência foi muito produtiva, somada às 783 assinaturas da sociedade riocontense que subscreve o abaixo assinado composto por milhares de assinaturas para ser protocolado junto ao projeto no Ministério da Educação em Brasília na próxima semana. As informações são de assessoria.