Caminhada na Barra em defesa da democracia com a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), procissão de São José Operário, Lavagem da Rua Hilda, Festival de Samba, tudo em Pernambués, e o Festival Cultural em São Cristóvão. Essas foram algumas agendas acompanhadas e apoiadas pelo mandato do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) no Dia dos Trabalhadores, celebrado nesta quarta (1º de maio). Nesta quinta (2), o edil comentou sobre cada evento e disse que ajudou a descentralizar os festejos com multidões concentradas em bairros da capital baiana.
“Temos Salvador como referência na luta pela democracia. E o dia dedicado aos trabalhadores não poderia ser diferente. Foram inúmeras atividades, que levaram lazer e diversão, além da fé com a procissão de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Uma multidão caminhou pelas ruas de Pernambués para celebrar o santo padroeiro. O Mandato da Gente e o SindilimpBA marcaram presença e defenderam o projeto de lei que regulamenta a profissão de gari e margarida no país. Essa é uma das nossas maiores batalhas, pois envolve o Congresso Nacional”, descreve Suíca, lembrando de Mãe Stella de Oxóssi, que faria aniversário neste dia 2 de maio.
De acordo com Suíca e a direção do SindilimpBA, Mãe Stella ajudou o movimento dos trabalhadores que foram demitidos em 1998, de forma sumária. Ela defendeu os demitidos e ainda ajudou no processo de reivindicação. “Nos ajudou muito. Lembrar de Mãe Stella é também lembrar da força desta mulher que lutou contra o racismo e a intolerância religiosa, além de ter uma ligação direta com movimentos sociais, sindicais e de defesa da democracia”, destaca o petista. Ela ainda diz que por onde passou, debateu conjuntura e estratégias para o próximo semestre”, completa. As informações são de assessoria.