O projeto de pesquisa ‘Bichos do Morro’, desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o projeto Morro Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMARH), realizou palestras sobre meio ambiente, biodiversidade e preservação da fauna e flora na Escola Municipal Adalberto Pereira, em Morro do Chapéu. O evento também incluiu a exibição de animais taxidermizados da fauna local.
Durante o evento, foi apresentado o projeto de extensão ‘Bichos do Morro vão à Escola’, aprovado no edital do programa ‘SBPC Vai à Escola’ da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O projeto foi desenvolvido pelos docentes Gustavo Luis Schacht e Vanderlei da Conceição Veloso Júnior, do CCAAB, e pelas estudantes Pâmella Gomes, Tainara Pereira, Pietra Martins e Lorrane Vieira, o projeto visa promover a educação ambiental na comunidade escolar.
Ao fornecer um conhecimento aprofundado sobre a biodiversidade e a necessidade de preservação, a ação espera transformar essas crianças e jovens em agentes multiplicadores, capazes de disseminar informações importantes sobre o cuidado com o meio ambiente e agir em prol da preservação da biodiversidade local.
Em entrevista à equipe do Jornal da Chapada, a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), destacou a importância da implementação do projeto no município. “Essa iniciativa é fundamental para que nossos jovens desenvolvam uma consciência ambiental e aprendam a respeitar os animais silvestres e a natureza como um todo,” afirmou a prefeita.
Jornal da Chapada