Originário de Palmeiras, localizado no coração da Chapada Diamantina, o atleta Ulan Galinski ascende como líder do ranking nacional, visando representar o Brasil em duas disciplinas cruciais nos Jogos Olímpicos de Paris. Galinski está prestes a competir nas provas de Short Track (XCC) e Cross Country Olímpico (XCO) durante a etapa de Nové Mesto da Copa do Mundo de Mountain Bike, agendada para ocorrer na República Tcheca, entre os dias 24 e 26 de maio.
Aos 25 anos, o jovem atleta nutre o sonho de representar o país em uma Olimpíada. Em sua jornada para alcançar esse feito, ele vem acumulando excelentes resultados, como seu primeiro TOP 10 em uma competição na Europa. No último final de semana, na Áustria, ele conquistou a 7ª colocação na prova XCO HC, demonstrando sua habilidade e determinação no mountain bike.
Galinski, membro da Equipe Caloi, desembarcou na Europa na última quarta-feira (15), com o intuito de se adaptar ao fuso horário e às condições climáticas locais. “Além de ser uma corrida que tinha bastante pontos em jogo, fato importante na reta final do ciclo olímpico, foi uma prova com um start list bem forte, então foi um bom teste. Era uma prova com características de percurso muito similar ao da Copa do Mundo em Nové Mesto”, explicou o atleta.
“A etapa da República Tcheca é onde vai se encerrar o ciclo olímpico. É, sem dúvidas, meu último grande objetivo desse primeiro semestre. Trabalhamos de forma muito convicta e muito unida para a concretização desse sonho, que é conquistar a vaga olímpica. Então, quero chegar lá bem, conseguir um bom resultado e concretizar esse sonho que é meu desde criança“, enfatizou o ciclista.
Durante esta temporada, Ulan marcou presença em ambas as primeiras etapas da Copa do Mundo realizadas no Brasil, onde se destacou como o melhor brasileiro nas quatro provas disputadas. A abertura da World Cup aconteceu em Mairiporã, no interior de São Paulo, marcando um marco para Galinski ao conquistar pela primeira vez um lugar no TOP 20 em uma prova do Cross Country Olímpico (XCO) de Copa do Mundo.
No Short Track, o atleta encerrou sua participação na 27ª posição. Já na segunda etapa, realizada em Araxá (MG), Ulan repetiu a mesma posição no Short Track e alcançou o 46º lugar na prova de XCO. Jornal da Chapada com informações do portal Alô Alô Bahia.