O Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia) está prestes a lançar uma impressionante coleção de 27 materiais de educação ambiental, que incluem vídeos, documentários, livros, exposições fotográficas e placas informativas, todos desenvolvidos em colaboração com as comunidades dos municípios de Itatim, Mucugê, Ibicoara, Piatã, Itaetê e Lençóis.
As iniciativas resultam de um curso de Formação de Mobilizadores realizado pelo PAT entre agosto e outubro de 2023. Os eventos, que fazem parte das Campanhas de Educação Ambiental do PAT, acontecerão nas seguintes datas e localidades: 03/06 em Itatim, 04/06 em Itaetê, 06/06 em Mucugê, 07/06 e 08/06 em Ibicoara, 10/06 em Piatã e 12/06 em Lençóis.
Os lançamentos dos eventos integrarão as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente nos seis municípios, e serão marcados por uma variedade de iniciativas culturais e educativas. Esses eventos visam proporcionar um espaço de diálogo entre o Plano de Ação, as autoridades presentes e a comunidade local. Serão momentos de troca de ideias e reflexões sobre questões ambientais, promovendo a conscientização e engajamento de todos os envolvidos na preservação do meio ambiente.
O principal objetivo do projeto é reduzir as ameaças enfrentadas por 27 espécies criticamente ameaçadas de extinção, bem como seus ecossistemas, por meio da integração entre o poder público, a academia e a sociedade. Além disso, o projeto proporciona benefícios para outras 339 espécies silvestres, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade de forma mais ampla.
O Programa de Ações Territoriais (PAT) Chapada Diamantina-Serra da Jiboia abrange 56 municípios da Bahia e é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), universidades, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de atores locais. Essas entidades e indivíduos trabalham em conjunto, com o apoio do projeto GEF Pró-Espécies, com o objetivo comum de combater a extinção de espécies e promover a conservação da biodiversidade na região.
Os materiais educativos serão acessíveis através de uma biblioteca virtual especialmente criada pelo PAT. Esta plataforma permitirá que uma ampla gama de mobilizadores, como professores, estudantes, guias e condutores, quilombolas, produtores rurais, servidores públicos, pesquisadores e todos aqueles comprometidos com a preservação do futuro da Chapada Diamantina e Serra da Jiboia, utilizem esses recursos valiosos em suas atividades de educação ambiental. As informações são de assessoria.