Para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Lula é um “candidato natural à reeleição” em 2026. O também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços fez a declaração nesta sexta-feira (31) durante entrevista.
“O presidente Lula é candidato natural à reeleição. Num sistema de reeleição, o titular é um candidato natural”, disse Alckmin em entrevista à emissora BandNews.
Ele evitou, porém, responder sobre participar novamente da chapa como vice do presidente.
Durante entrevista, o vice-presidente revelou a estreita relação com Lula, que descreve como “muito próxima”. “O presidente chama, ao Palácio, toda hora, para reuniões, apresentação de propostas. Então, tem dia que a gente se encontra 3 vezes por dia, e tem semana que se encontra 2 vezes por semana. Varia muito”, afirmou.
Embora tenham sido adversários em várias eleições, em 2022, Lula procurou Alckmin para ser seu vice, argumentando a necessidade de construir uma frente ampla para derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O antigo oponente, então, deixou o PSDB e se filiou ao PSB.
Em 7 de maio de 2022, Alckmin foi oficialmente apresentado como o nome indicado a vice na chapa de Lula na convenção do PT, em São Paulo. Na ocasião, jurou lealdade a Lula e destacou que as disputas políticas fazem parte da democracia.
Em março deste ano, o presidente Lula elogiou a militância do PT por ter acolhido Alckmin em sua chapa eleitoral. Segundo o chefe do Executivo, “muita gente” duvidou que o partido aceitaria o ex-governador de São Paulo. As informações são do site Revista Fórum.