No início de junho, a cidade de Mucugê sediou a reunião inaugural para a roteirização turística do Caminho de Santa Dulce, o primeiro projeto de turismo ecoreligioso de base comunitária do Brasil. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Turismo de Boa Vista do Tupim SECTUR – BVT, visa valorizar os aspectos históricos, geográficos, gastronômicos, culturais e naturais dos municípios participantes, criando uma rota turística integrada e bem estruturada.
O encontro contou com a participação de importantes figuras do turismo local e estadual, entre elas Rosemma Maluf, Secretária de Turismo de Boa Vista do Tupim; Fabiana Profeta, Secretária de Turismo de Mucugê; Saul Paim, representante do governo do estado para testar o caminho; Aidê Suzart, turismóloga da secretaria de turismo do estado, responsável técnica pelo roteiro; Cássia Nunes Ferreira, Vera Maria, Vereadora de Boa Vista do Tupim, além dos assessores também do município de BVT.
Durante a reunião, foram traçadas as principais diretrizes para a realização do projeto. Foi estabelecido um cronograma detalhado para a visita técnica da equipe da SETUR BA, que incluirá a demarcação do roteiro e a definição dos monitores que acompanharão os técnicos. Além disso, a melhor rota para a peregrinação do Caminho de Santa Dulce dos Pobres foi determinada, optando-se pelo trecho entre Mucugê e Canabrava/Boa Vista do Tupim, evitando a rodovia BA.
Os secretários dos municípios participantes foram incumbidos de mapear pontos estratégicos como hospedagem, alimentação, hidratação, postos médicos, postos de combustíveis e sanitários, além de identificar os tipos de vias presentes em seus trechos específicos. Também foram discutidas opções de atrativos turísticos adicionais que podem ser oferecidos aos peregrinos durante o percurso.
A Secretária de Turismo de Boa Vista do Tupim, Rosemma Maluf, destacou a importância dessa iniciativa para a região: “O Caminho de Santa Dulce é um projeto que une fé, cultura e natureza. Nossa missão é garantir que os peregrinos tenham uma experiência rica e bem estruturada, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades locais@, explicou.
Com a realização dessa primeira reunião, outras visitas técnicas estão programadas para ocorrer, preparando o terreno para a primeira peregrinação piloto, prevista para novembro deste ano. O projeto Caminho de Santa Dulce, apoiado pela @seturba ( @mauricibaccelka) e o Consórcio @chapadaforte promete se consolidar como um destino turístico de grande relevância, beneficiando tanto os visitantes quanto as comunidades envolvidas. As informações são de assessoria.