A falta de energia elétrica é um problema persistente enfrentado há mais de 20 anos pelos moradores das comunidades União e Fazenda Zabelê, na zona rural de Iramaia. De acordo com o portal Achei Sudoeste, essa carência impede o uso de eletrodomésticos essenciais, como geladeiras, comprometendo a conservação dos alimentos e a qualidade de vida dos moradores locais.
Os moradores, afetados pelas altas temperaturas na região, precisam viajar até a cidade mais próxima para comprar alimentos frescos, o que sobrecarrega o orçamento das famílias de baixa renda. “Só tem promessa de colocar energia, até hoje, nunca colocou. Moramos em um lugar tão perto da energia, cerca de 3km, mas não temos”, relatou um morador da comunidade.
A comunidade, composta por 42 residências, frequentemente solicita à Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Bahia, mas sem sucesso. Há relatos de que um projeto foi elaborado para atender a região, mas até agora não foi implementado, deixando os moradores em uma situação calamitosa. Jornal da Chapada com informações do portal Acorda Cidade.