Para celebrar o 62º aniversário de Ibicoara, na Chapada Diamantina, a cidade será palco de uma grande festividade nos dias 20 e 21 de julho. Os moradores terão a oportunidade de participar de uma celebração marcante com a presença especial da carreta Treme Treme, a maior carreta automotiva do planeta. O evento promete uma experiência única e animada, unindo a comunidade em uma festa memorável.
Com uma estrutura que inclui 338 alto-falantes, 49 amplificadores e mais de 3 toneladas de fios e cabos, totalizando mais de 10 quilômetros de ligações, a carreta Treme Treme promete encantar o público com um som de alta qualidade, oferecendo um espetáculo vibrante de som e luzes.
História de Ibicoara
Ibicoara surgiu no início do século XIX, com garimpeiros em busca de ouro, inicialmente conhecido como povoado de São Bento. Serviu como ponto de descanso para tropeiros e garimpeiros a caminho de Mucugê e Andaraí, e desenvolveu a cultura de café e criação de gado. Renomeado como Igarassu, tornou-se distrito em 1940 com o nome de Ibicoara e foi emancipado de Mucugê em 1962.
A cidade é conhecida por suas festas tradicionais, como a Festa de São Bento, o Reisado, a festa junina e o carnaval, além de pratos típicos como godó (ou cortado de banana), beiju e cuscuz. Hoje, destaca-se pela produção de café e batata.
O turismo em Ibicoara tem crescido significativamente, atraindo cerca de 20.000 visitantes anuais para suas paisagens naturais deslumbrantes, como as cachoeiras do Buracão e Fumacinha, eleitas entre as mais belas do Brasil. A cidade oferece uma rica experiência com sua arquitetura interiorana, comércio local, feira livre, comida típica e festas juninas.
Jornal da Chapada