A peça ‘Discussão dum Fiscal com uma Fateira’, que retrata a revolta de uma vendedora de feira diante das exigências absurdas de um cobrador de impostos, está em cartaz nas feiras, ruas e praças de municípios da Chapada Diamantina. O espetáculo, que teve início no dia 20 e se estenderá até 27 de julho, está percorrendo 10 cidades da região, celebrando o melhor da arte e cultura popular. A peça está sendo apresentada no centro das cidades, próximo à Rua da Feira.
Na próxima sexta-feira (26), o espetáculo será apresentado em dois municípios: em Morro do Chapéu, a peça começará às 8h, e, em seguida, será exibida em Várzea Nova às 10h. No sábado (27), a apresentação seguirá para Piritiba, onde será exibida às 9h, e, logo depois, para Mundo Novo, com início às 10h.
Dirigida por Fábio Fernandes e com um elenco composto por Aline Oliveira, Elli Bacelar, Fábio Fernandes, Gueu Neres e Marcos Souza, a peça tem obtido excelente repercussão e aceitação do público. Até o momento, o espetáculo já foi exibido em João Dourado, Cafarnaum, Mulungu do Morro, América Dourada, Utinga e Bonito.
A peça ‘Discussão de um Fiscal com uma Feirante’ narra a luta de uma vendedora de feira contra as exigências injustas de um cobrador de impostos. Sua indignação pessoal evolui para um movimento coletivo dos comerciantes mais humildes da cidade, unindo-os na resistência contra os abusos das autoridades locais.
O projeto foi selecionado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e recebe financiamento do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, coordenada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A iniciativa Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para implementar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em conformidade com a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Jornal da Chapada