A 9ª edição do Festival de Música Regional da Chapada Diamantina, em Nova Redenção, ocorreu no último final de semana (dias 26 e 27) e culminou com a 28ª Semana de Arte e Cultura, que este ano homenageou o escritor Afrânio Peixoto. O evento teve como objetivo estimular e valorizar compositores e intérpretes da música regional e de raiz, além de proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar música de qualidade.
A primeira noite (26) contou com apresentações das canções “Lua Cheia, Coração Minguante” de Ronaldo Tobias dos Santos, interpretada por Gabi Lima; “Sede ao Pote” de Tiago dos Santos Batista (Tiago Manga), que ele próprio interpretou. Expedito Barbosa apresentou sua composição “Sementes Plantadas”; Guilherme Pina interpretou “Lamento de Um Vaqueiro” de Adenilton Ribeiro; Dene Reis, a canção “Cantador do Amor”, de sua autoria.
Na mesma noite o público foi brindado com as apresentações de “Rio Corrente” de Edivânio Brandão Souza (Ioia Brandão) e “Alma Poeta” de Igor Murilo Pereira, interpretada por Ítalo Soares e Chico Amorim. Antônio Marcos Santos de Oliveira ( Marcos Mult) performou sua própria composição “Violão Caipira”, enquanto Antônio Lima cantou “Águas do Velho Chico”, uma parceria com Cícero Siqueira. Dão de Abreu apresentou “Tão Assim”, de sua autoria e Elisa Freire, que interpretou sua canção “Flor de Lótus”.
No sábado (27), o público vibrou com as apresentações que começaram com “Orquestra Flor de Lis” de Balduino Araújo ( Badu Araújo); seguida por “Sinhô, Sinhá” de Taquinho de Minas. Bruno Lima encantou com “Sonhador da Caatinga”, enquanto Écio Duarte apresentou “Elomariana”. Leilane Coutinho e Paulo Macedo interpretaram “Foz”, de Paulo Macedo e Edilson Dhio. Looppy Neves apresentou a canção “Fogo no Forró”, e Sérgio Ramos dos Santos “Fraterna Resiliência”, de sua autoria. Ainda no sábado, Janaína Carvalho apresentou “Segredo Inverso”; Laécio Beethovem, “Rio de Algodão”. Renata Rodrigues performou “Rádio Geração”, de Samara Neves e Marlua, a música ” Anciã”.
O primeiro lugar foi conquistado pela música “Foz”, composta por Paulo Macedo e Edilson Dhiio e interpretada por Leilane Coutinho e Paulo Macedo, de Vitória da Conquista (BA). Em segundo lugar ficou a canção “Sinhô, Sinhá”, composta e interpretada por Taquinho de Minas, de Belo Horizonte (MG). A terceira posição foi ocupada por “Rio de Algodão”, uma composição de Laécio Beethoven, também interpretada pelo próprio compositor, de Salvador (BA).
O festival também concedeu prêmios especiais: “Sede ao Pote”, uma composição de Tiago dos Santos Batista (Tiago Manga) e interpretada pelo próprio compositor de Lençóis (BA), recebeu o prêmio de Melhor Trabalho de Cultura Popular. A cantora Marlua, de Vitória da Conquista (BA), foi premiada como Melhor Intérprete com a canção “Anciã”. Já o prêmio de Melhor Letra foi para “Alma Poeta”, composta por Igor Murilo Pereira e interpretada por Ítalo Soares e Chico Amorim.
O 9º Festival de Música Regional da Chapada Diamantina também contou com shows memoráveis do cantor Raimundo Sodré e da banda Capitão Corisco com o Bando Virado no Mói de Coentro. Essas apresentações enriqueceram ainda mais o evento, oferecendo ao público momentos de entretenimento e celebração da cultura musical regional.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Chapada, a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), celebrou o sucesso do evento, destacando sua importância para o fortalecimento da cultura e o incentivo aos compositores do município e de outras regiões do país.
“Estou extremamente feliz com o sucesso deste festival, tão crucial para a cultura da Chapada Diamantina. Ver o público comparecendo em massa reafirma que nosso esforço em valorizar a cultura e os artistas do nosso município, e até de outros estados, está dando certo,” declarou a prefeita.
Jornal da Chapada