A 24ª Festa dos Vaqueiros de Ibiquera promete uma programação animada com shows de artistas e bandas renomadas dos gêneros forró, piseiro, pagode e arrocha, além de atrações como o paredão do Bomba Som, a argolinha e o tradicional desfile dos vaqueiros nos dias 16 a 18 de agosto. O evento também celebrará o 66º aniversário da cidade, oferecendo uma experiência festiva e cultural inesquecível.
O evento começará no dia 16 de agosto às 22h com o show da banda Pau da Mulera, seguido por Lincoln Senna à meia-noite e Projeto Sofrência às 2h da manhã. No sábado (17), a programação contará com a apresentação de Buscapé Arreio de Ouro às 22h, o cantor apaixonado Silvanno Salles à meia-noite e Devinho Novaes às 2h.
No domingo (17), o destaque fica por conta da tradicional Argolinha e do desfile dos vaqueiros, momentos aguardados com grande expectativa e que prometem encerrar a festa com chave de ouro, celebrando a importância da cultura vaqueira na Chapada Diamantina.
Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, o prefeito de Ibiquera, Ivan Almeida (Avante), destacou suas expectativas para a realização da festa e ressaltou a importância do evento para a cultura local. “Tenho certeza de que a Festa dos Vaqueiros, um evento tradicional que celebra o aniversário da nossa cidade, será ainda mais especial este ano. Com grandes atrações e uma ampla participação popular, a festa será inesquecível”, salientou o gestor.
Conheça Ibiquera
Ibiquera foi desmembrada do município de Itaberaba em 20 de agosto de 1958. No mês do aniversário, além das tradicionais festas, ainda são realizadas missas e cortejos em consagração a uma das cidades mais visitadas pelos turistas na Bahia.
De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o município tem uma população estimada em 3.725 pessoas. A pecuária bovina, avícola e suína, juntamente com a prática da agricultura familiar, constituem os pilares da economia de Ibiquera.
Quando o assunto é beleza natural, Ibiquera se destaca com a gruta da Lapinha às margens da BR-242. Além de surpreender os visitantes com a arquitetura de suas rochas, o ponto turístico é também o destino de romeiros, que, todos os anos vão até o local no dia 06 de agosto e participam das missas, que são realizadas dentro da gruta.
Jornal da Chapada