A Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã) foi um dos destaques da segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais, que aconteceu no último sábado e domingo (17 e 18), no Doca 1, Comércio, em Salvador. A cooperativa, que é apoiada pelo governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está conquistando os paladares de especialistas e apreciadores de café em todo a Bahia.
A Cooperativa Coopiatã, referência em cafés especiais na Bahia, tem se destacado por seu compromisso com a sustentabilidade, qualidade e preservação das tradições agrícolas. Com o apoio do Governo do Estado, através da CAR, a cooperativa tem conseguido aprimorar sua infraestrutura, aumentar a produção e acessar novos mercados, levando os sabores únicos do café baiano para consumidores em todo o Brasil.
Além da Coopiatã, a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), também apoiada pelo governo do estado, marcou presença na Feira Baiana de Cafés Especiais. As duas cooperativas foram os destaques do estande “Cafés Artesanais da Agricultura Familiar”, que apresentou os melhores grãos cultivados no interior da Bahia.
O evento registrou uma média diária de 1.600 visitantes, marcando um aumento de 160% em relação ao ano anterior, e movimentou aproximadamente R$ 270 mil em vendas. O número de expositores também cresceu em comparação a 2023, totalizando 46 stands. A Feira contou com a participação de uma ampla variedade de expositores, incluindo produtores de café, torrefações, cafeterias, empresas de equipamentos, além de produtores de geleias, cerâmicas, chocolates, licores, vinhos e moda gastronômica.
A Feira Baiana de Cafés Especiais, reconhecida como uma das principais vitrines do setor, oferece um cenário perfeito para que cooperativas como a Coopiatã exibam o fruto de um trabalho que combina técnica apurada e profunda dedicação. A Coopiatã se destaca com sua linha de cafés que vai além da excelência na qualidade dos grãos, trazendo consigo a rica história e cultura das famílias agricultoras que, geração após geração, se dedicam à produção.
Jornal da Chapada