A Justiça determinou, na última sexta-feira (6), que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda remova uma propaganda negativa irregular divulgada por um perfil anônimo no Instagram contra Danilo Henrique Sampaio Moreira, candidato a prefeito de Barreiras. A decisão de caráter liminar foi definida após pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).
O promotor de Justiça eleitoral André Luis Silva Fetal, autor da representação, apontou que o perfil publicou, no último dia 26, um trecho de entrevista da atual candidata a vereadora Carmélia Carvalho de Souza “crivado de flagrantes edições maliciosas que desvirtuaram completamente o teor das declarações prestadas pela parlamentar”.
No conteúdo original da entrevista, Carmélia manifesta opinião positiva sobre o candidato Danilo; no perfil denunciado, no entanto, foi publicada “uma versão manifestamente editada e com diversos recortes, a evidenciar uma montagem grosseira, expressando uma opinião pejorativa e descontextualizada, que se amolda à disseminação de desinformação”, defendeu o promotor de Justiça.
A Justiça também determinou à empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda que forneça registros eletrônicos do perfil para identificação e responsabilização do seu autor. As informações são do site Bahia Notícias.