Estudantes de escolas públicas da Chapada Diamantina estão recebendo um suporte valioso com os plantões realizados pelos professores, alunos e técnicos do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII, em Seabra. A ação, que tem o objetivo de auxiliar estudantes na inscrição do Vestibular 2025, conta com o apoio do Núcleo Territorial de Educação (NTE 03) e da direção das escolas públicas envolvidas nas cidades de Seabra, Boninal, Piatã, Iraquara e Brotas de Macaúbas.
A coordenadora da ação e docente do curso de Letras-Inglês, Raphaella Oliveira, ressalta que o objetivo também inclui promover os cursos oferecidos pela Uneb Seabra. “Nós percebemos a dificuldade de letramento digital dos estudantes para acessar as plataformas da internet, por isso, resolvemos fazer esse trabalho de mobilização da comunidade acadêmica e ajudar. Montamos estações com computadores nas escolas e fizemos a divulgação de sala em sala, com folders e cartazes”, disse.
A estudante de Pedagogia, Ana Camila Gonçalves, compartilha sua experiência e as impressões adquiridas ao longo do curso. “É muito gratificante ajudar estes jovens a se inscreverem no vestibular, futuramente, ingressar na Uneb e seguir atrás dos seus objetivos. Eu, particularmente, vou me sentir muito realizada em saber que alguém que ajudei a fazer a inscrição passou no vestibular”, destacou.
Estudantes do curso de Jornalismo produziram um vídeo educativo para divulgar os cursos oferecidos pelo Campus XXIII da Uneb em Seabra, que incluem Pedagogia, Letras-Português, Letras-Inglês e Jornalismo. O professor Lucas Assunção, que participou da produção do vídeo, também está realizando plantões em escolas de Piatã. “Achei maravilhosa essa ideia de estar nas escolas públicas, principalmente, as mais afastadas, nas comunidades rurais. É importante apresentar a UNEB para esses jovens, seus auxílios estudantis, e mostrar que eles podem sim ter melhores perspectivas de futuro através do estudo”, relatou.
As ações de divulgação do Vestibular incluíram a distribuição de panfletos em escolas e a participação de professores em bate-papos com alunos, com o objetivo de ressaltar a importância de ingressar em uma universidade. “Esperamos que os alunos do ensino médio se sensibilizem sobre a necessidade de continuidade da vida acadêmica e venham para a Uneb , uma universidade pública, gratuita e comprometida com uma formação científica e social de qualidade”, salientou Raphaella. Jornal da Chapada com informações do portal Agência Comunicação Uneb.