O cineasta, escritor, roteirista e jornalista lençoense Orlando Senna receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em reconhecimento ao seu legado na cultura e nas artes brasileiras. A cerimônia ocorrerá nesta segunda-feira (4), às 17h, no Salão Nobre da Reitoria.
A proposta de concessão deste ilustre título foi formulada pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), com a iniciativa do professor Albino Rubim, que reconhece a relevância da trajetória de Orlando Senna nas áreas da cultura e das artes.
“Orlando Senna, ao ser múltiplo, articula de maneira primorosa a criação de obras artístico-culturais e a criação de notáveis políticas culturais. Sua capacidade de envolvimento qualificado com diversas áreas culturais é um dom raro”, ressaltou Albino Rubim.
Além da entrega do título de Doutor Honoris Causa a Orlando Senna, a celebração contará com a exibição do documentário “O Amor Dentro da Câmera”, que ocorrerá no dia 5 de novembro, às 18 horas, no Cinema da UFBA, localizado no Vale do Canela. O filme de ensaio íntimo narra a história de amor e cinema entre Conceição Senna e Orlando Senna, um romance que se estende por mais de 50 anos e é entrelaçado com a rica história da América Latina.
Carreira
Reconhecido como um dos mais proeminentes cineastas e teóricos do cinema baiano, Orlando Senna construiu uma carreira marcante, dirigindo e roteirizando cerca de trinta filmes de ficção e documentários. Entre suas obras mais notáveis estão Iracema (1974), Diamante Bruto (1977) e A Ópera do Malandro (1986), este último como roteirista. Seus filmes conquistaram prêmios em diversos festivais internacionais, incluindo Cannes, Figueira da Foz, Taormina, Pesaro, Havana, Porto Rico, Brasília, Gramado e Rio de Janeiro.
Além de sua contribuição ao cinema, Orlando Senna também se destacou na televisão, onde seus trabalhos foram agraciados na Inglaterra com o British Environment and Media Awards e o Panda do Festival Wildscreen, reconhecido como o Oscar Verde. Ele também dirigiu aproximadamente 30 peças teatrais e é autor dos livros Um Gosto da Eternidade e Os Lençóis e os Sonhos, consolidando ainda mais seu legado nas artes.
Jornal da Chapada