A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulgou o balanço da Operação Blitz/Ronda Verde, que percorreu mais de 10 mil quilômetros em 15 municípios e 25 povoados do oeste baiano e da Chapada Diamantina. Durante a ação, mais de 11 mil pessoas foram sensibilizadas, resultando em 15 autos de infração por descumprimento da suspensão da Declaração de Queima Controlada (DQC).
A operação integra a estratégia do Programa Bahia Sem Fogo, que visa a prevenção e o controle de incêndios florestais no estado. Realizada em parceria com diversas instituições, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Polícia Militar Ambiental – Cippa/Lençóis, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Ibama, o PrevFogo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as prefeituras locais, a ação busca sensibilizar a população e garantir a preservação ambiental nas regiões afetadas.
“A Ronda Verde trouxe resultados significativos, mostrando o quanto a fiscalização intensiva e a conscientização das comunidades são essenciais para prevenir incêndios florestais”, afirmou Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do programa Bahia Sem Fogo.
A coordenadora destacou ainda a relevância da Caravana Bahia Sem Fogo, realizada no primeiro semestre, e ressaltou o impacto da ação, evidenciado pelo elevado número de autuações geradas. “Com certeza a prevenção é o caminho mais assertivo para coibir os incêndios. Em outros momentos, sem a passagem da Caravana, os números de autuações seriam bem maiores. As pessoas muitas vezes não têm noção do manejo do fogo e nem tem consciência da proibição da DQC”, explicou.
Daniella também ressaltou o envolvimento das prefeituras e suas secretarias de meio ambiente para o sucesso da Operação Blitz/Ronda Verde. “Com esse apoio coletivo e a atuação integrada com as outras instituições, ampliamos a fiscalização e o combate aos incêndios florestais. Essa colaboração foi decisiva também para mobilizar as comunidades”, concluiu. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny Publicidade.