Durante a culminância do projeto em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20), os estudantes da Escola Josué Farias de Oliveira, em Utinga, realizaram apresentações que abordaram e combateram o preconceito racial. A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito à diversidade étnico-racial.
O evento contou com uma série de atividades educativas e culturais, como exposições de pintura em tela, apresentações de teatro abordando questões sobre racismo e preconceito racial, e a explanação sobre personalidades brasileiras que marcaram a luta contra a discriminação. Além disso, os alunos compartilharam dados históricos, explicaram as leis que fundamentam a importância do Dia da Consciência Negra e participaram de um desafio matemático que envolveu fatos relacionados ao tema estudado.
A culminância da tarde foi marcada por uma vibrante apresentação de Maculelê, uma manifestação cultural afro-brasileira que celebra a resistência e a força da cultura negra. O evento proporcionou uma reflexão profunda sobre a história e a luta contra o racismo, ao mesmo tempo em que celebrou as tradições culturais afro-brasileiras, promovendo a valorização e o respeito às diversidades presentes na sociedade.
As apresentações do projeto foram preparadas pelos professores Lisvan Morais, Janete Ferreira, Lucas Nunes e Leomarques Dourado. O planejamento e a orientação ficaram sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica Joelizia Margarete, com o apoio da diretora Janete Azevedo, da secretária Fernanda Morais e de toda a equipe de funcionários da unidade escolar.
Jornal da Chapada