O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta sexta-feira (28), em conversa com este Política Livre, que o governo federal vai contratar, ainda este ano, por meio de licitação, uma nova empresa para administrar as BRs 324 e 116, duas das três principais rodovias sob a responsabilidade da União que cortam o Estado. Ele garantiu que a ViaBahia vai receber, em breve, a indenização de R$ 892 milhões, referendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para entregar a concessão.
“Assim que a ViaBahia for indenizada, o Dnit inicia as obras de manutenção nas rodovias e também damos início imediato ao processo para a nova concessão. E o primeiro ato desse processo, a audiência pública, será feita a partir do cronograma legal para iniciarmos a licitação e contratamos este ano a nova empresa”, pontuou o ministro, que participou nesta sexta-feira (28), em Salvador, da posse do novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Andrade, prefeito de Andaraí.
Questionado sobre quando a ViaBahia receberá a indenização, Rui Costa não estabeleceu um prazo, mas afirmou que será rápido. “O orçamento da União foi votado agora. Estávamos esperando o orçamento chegar. O presidente Lula (PT) deve sancionar na semana que vem. A partir daí, poderemos pagar”. As informações são do site Política Livre.