A exposição “Caminho das Águas 2 – Rios que se Encontram”, da artista visual e arte educadora Alma, será encerrada neste sábado (5), às 20h, com uma performance especial no casarão histórico do IPHAN, no Centro de Lençóis, na Chapada Diamantina. A mostra esteve em cartaz durante todo o mês de junho e atraiu centenas de visitantes, entre moradores, turistas e artistas que passaram pela cidade durante os festejos de São João.
A performance de encerramento propõe um ritual poético de celebração dos encontros promovidos pela exposição, que abordou a água como símbolo de vida, conexão e movimento. As obras utilizaram materiais naturais como pigmentos de terra, folhas e borboletas, compondo um percurso sensorial e poético.
Ao longo do mês, a mostra contou com programação gratuita voltada à interação com o público, incluindo visita mediada com atividade lúdica para crianças, roda de conversa com artistas e pesquisadores, vivência criativa com materiais naturais e sessão de vídeo performance.
Destaques da mostra incluíram uma obra coletiva construída com folhas trazidas pelos visitantes, instalações sensoriais e um espaço de acolhimento com bancos, textos bilíngues e água saborizada. Poemas e depoimentos de visitantes também integraram a programação afetiva da exposição.
A iniciativa reafirma a presença da arte contemporânea produzida no interior da Bahia, valorizando saberes tradicionais em diálogo com linguagens atuais. A exposição se consolidou como um dos marcos culturais da temporada junina em Lençóis.
A visitação segue aberta nos dias 3, 4 e 5 de julho, das 18h às 21h30, no IPHAN de Lençóis. A entrada é gratuita.
Jornal da Chapada















































