Com apenas 12 anos, Wenderson Santos Freitas, aluno da Escola Municipal Dois de Julho em Morro do Chapéu, tem se destacado ao publicar seu primeiro livro, Fábulas de Wenderson Santos Freitas. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o jovem autor impressiona não apenas pela idade, mas também pela originalidade e sensibilidade presentes nas oito histórias voltadas ao público infantil.
Em entrevista, Wenderson revelou como surgiu a ideia do livro: “Quando eu estudava em Brejões, a professora trazia um livro de fábulas e ela lia pra gente. Então, eu observava as fábulas e falei ‘por que não criar as minhas?’ […] Eu fazia mais ou menos duas por dia até criar o livro todo”. O processo criativo, realizado em duas semanas, demonstra a dedicação e o talento do jovem escritor, que destaca a diversidade de seus personagens: “Eles não são parecidos, mas eu acho que todos são os meus preferidos, porque eu criei cada um deles com uma característica diferente, como todos nós somos”.
O sumário do livro inclui histórias como ‘O pássaro e o cachorro’, ‘O leão e a raposa’, ‘O gato, a lagartixa e o papagaio’, ‘O cachorro e a pérola’, ‘O leão e o rato’, ‘O pato e o cachorro’, ‘O invejoso’ e ‘O burro e a cobra’, trazendo uma variedade de personagens e narrativas que encantam o público infantil.

O trabalho de Wenderson evidencia o incentivo à literatura nas escolas de Morro do Chapéu, valorizando o talento dos alunos e estimulando a criatividade desde cedo. Nesse sentido, a secretária municipal de Educação, Serjane Guimarães, ressalta o compromisso com uma educação mais inclusiva, que oferece suporte adequado para o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
“Buscamos garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, tanto na rede regular de ensino quanto em espaços especializados. O nosso objetivo é promover a inclusão, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pleno desses alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Complementando essa visão, a diretora pedagógica da rede municipal, Sílvia Fedulo, afirma: “Essa modalidade em nosso município, busca promover a igualdade de oportunidades e a participação plena desses alunos no ambiente escolar e na sociedade, oferecendo recursos, serviços e estratégias pedagógicas adaptadas às suas necessidades específicas”. O destaque de Wenderson na literatura infantil é motivo de orgulho para Morro do Chapéu e serve de inspiração para toda a comunidade, mostrando que o talento e a criatividade podem se manifestar em qualquer lugar e transformar vidas.
A história do jovem escritor Wenderson Santos Freitas ganhou destaque durante a semana do Dia do Escritor, celebrada nesta sexta-feira (25), reforçando a importância de reconhecer novos talentos da literatura na Bahia. Jornal da Chapada com informações do portal A Tarde.














































