Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas transformações, e uma delas é o escurecimento dos mamilos e das aréolas. Especialistas explicam que esse fenômeno é natural e está ligado a alterações hormonais e ao preparo para a amamentação.
Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o escurecimento ocorre devido ao aumento da produção de melanina na região. “É um preparo do corpo para amamentação, tornando o mamilo mais ‘resistente’. Na maioria dos casos, a coloração tende a voltar ao normal após o fim da amamentação”, afirma.
A enfermeira Shirlley da Silva Maciel reforça que os hormônios estrogênio e progesterona são responsáveis pela hiperpigmentação. “Eles estimulam a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele”, explica. Além dos mamilos, outras áreas do corpo, como a linha nigra no abdômen, também podem escurecer durante a gestação.
Um detalhe curioso é que a mudança de cor pode ter função prática: a aréola mais escura facilita que o bebê localize o mamilo corretamente, já que a visão dos recém-nascidos ainda está em desenvolvimento. O cheiro do colostro também auxilia nesse processo.
Cuidados essenciais durante a gestação
Mantelli recomenda alguns cuidados simples para prevenir fissuras, dor e infecções nos mamilos: banhos de sol diários de 10 a 15 minutos e o uso de cremes hidratantes nas mamas — mas não diretamente nos mamilos. Neles, podem ser aplicados cremes à base de lanolina, desde que retirados com pano úmido antes da amamentação.
Shirlley orienta que o leite materno pode ser usado para hidratação e cicatrização natural dos mamilos. Também é importante usar sutiãs com boa sustentação, de algodão e sem aro, e rosquinhas de amamentação, garantindo que o mamilo fique livre do tecido.
Para a enfermeira, o ponto mais importante é assegurar a pega correta do bebê, envolvendo não apenas o mamilo, mas a maior parte da aréola. Ela alerta para evitar água quente nas mamas durante a apojadura, buchas vegetais e pomadas no mamilo, e ressalta que a amamentação não deve ser dolorosa.
O escurecimento dos mamilos, portanto, é um processo natural que faz parte da preparação do corpo feminino para receber e nutrir o bebê, refletindo as incríveis adaptações da gestação.
Jornal da Chapada















































