Edson Gomes, conhecido como o ‘rei do reggae brasileiro’, é o grande destaque desta quinta-feira (2) no Festival de Lençóis. O cantor baiano, que celebra 50 anos de carreira, se apresenta às 22h na Praça Horácio de Mattos, prometendo um show memorável, repleto de clássicos que marcaram gerações e se tornaram referência no reggae nacional.
No show, não poderão ficar de fora os grandes sucessos de Edson Gomes, conhecidos por suas críticas sociais que se tornaram marca registrada, como ‘Somos Nós’, ‘Sistema do Vampiro’ e ‘Camelô’, além de canções embaladas pelo romantismo, como ‘Perdido de Amor’ e ‘Malandrinha’.
Edson Gomes está conquistando, pela primeira vez, reconhecimento internacional e se firma como um dos grandes nomes da programação do Lollapalooza Brasil 2026. Em Lençóis, o cantor apresenta um show pensado para todas as idades, prometendo envolver o público com sua energia, talento e clássicos que marcaram gerações.
Ainda na quinta-feira, o palco do Festival de Lençóis recebe a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis às 19h. A cantora Samantha Tosto se apresenta às 20h30 com um show repleto de interpretações de Bossa Nova e Samba, seguida por Rivô Trio e Outras Substâncias, que tocam clássicos do rock nacional e internacional à meia-noite.
Programação:
O Festival de Lençóis terá início nesta quinta-feira (2) e se estenderá até sábado (4), reunindo uma programação diversificada que contempla diferentes estilos musicais. O público poderá aproveitar apresentações de MPB, rock, samba, jazz, música clássica, entre outros ritmos, garantindo experiências para todos os gostos e idades durante os três dias de evento.
Na sexta-feira (3), o festival promete uma programação diversificada, com shows da Família Grãos de Luz e do Griô às 19h, a energia da rockeira Thathi às 20h30, e a Banda Oliveira, que receberá os renomados cantores de MPB Maria Gadú e Jorge Vercillo às 22h. A noite ainda contará com Carneirinho, que à meia noite apresentará ao público o melhor do forró pé de serra.
No sábado (4), o evento recebe Ópera B às 19h30, seguida pela cantora Liniker às 21h, que apresenta um show com fusão de influências como soul e black music americanas com ritmos brasileiros, como samba e MPB. Às 23h, sobe ao palco Clariana com o projeto Amy ReggaeHouse, e, à 1h, a banda local Zion apresenta o melhor do reggae.
Evento movimenta economia e turismo em Lençóis
Considerado um dos maiores eventos de música da Bahia, o Festival de Lençóis já movimenta a economia e o setor de turismo do município antes mesmo de começar oficialmente. A cidade registra ocupação total dos cerca de 5 mil leitos disponíveis entre hotéis e pousadas, demonstrando o impacto da festa na rede hoteleira e de serviços. A edição deste ano deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos e outros 700 indiretos.
A expectativa é que o evento reúna mais de 10 mil pessoas por noite, consolidando-se como um dos principais atrativos culturais da Chapada Diamantina. O público contará com uma programação musical diversificada, além de uma estrutura preparada para acolher visitantes de todas as idades.

Além dos shows, turistas e moradores poderão aproveitar a passagem pelo festival para explorar a gastronomia local, marcada pela variedade de restaurantes, sorveterias e bares, e também o turismo de aventura e cultura. Entre os destaques estão passeios às cachoeiras do Mosquito e do Sossego, além de visitas a espaços como o Museu do Garimpeiro e o recém-inaugurado Museu de Geologia da Chapada Diamantina.
O evento, idealizado e produzido pela Pau Viola Entretenimento, tem como proposta valorizar a diversidade cultural e promover experiências que unem música, ecoturismo e turismo cultural. A iniciativa também aposta em práticas sustentáveis e no fortalecimento da cidadania, reforçando o papel do festival como espaço de convivência e troca entre diferentes públicos.
A prefeita de Lençóis, Vanessa Senna (PSD), salientou o empenho da gestão e dos organizadores para tornar esta edição do festival ainda mais especial e diversa. “Em parceria com os organizadores, investimos em uma programação plural, que mistura diferentes ritmos, além de uma estrutura de qualidade, organização do município e reforço no policiamento para garantir a segurança de moradores e visitantes. Tudo foi pensado para oferecer a melhor experiência a quem escolher curtir o melhor da música brasileira em nosso festival”.
Jornal da Chapada
















































