• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal

#Brasil: STJ adia prazo para regulamentação do plantio de cannabis medicinal

Ministros atendem pedido da AGU e estendem novamente o prazo para União e Anvisa concluírem normas sobre importação de sementes e cultivo de cannabis de baixo teor de THC.

Estagiário 2 por Estagiário 2
17 novembro 2025 - 22h04
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0
#Saúde: Segunda edição da ExpoCannabis apresenta novos usos da planta

Debate sobre regulamentação da cannabis medicinal | FOTO: lovingimages/ Pixabay |

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, adiar mais uma vez o prazo para que a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluam a regulamentação da importação de sementes e do plantio de cannabis para fins medicinais e científicos. A nova data limite passa a ser 31 de março do próximo ano.

O adiamento foi concedido após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), apresentado em 30 de setembro, último dia do prazo anterior. A regulamentação deveria ter sido finalizada originalmente em junho.

A União e a Anvisa alegaram que o tema exige mais tempo devido à complexidade técnica e ao envolvimento de uma equipe multidisciplinar e interministerial. Segundo o pedido, ainda são necessárias etapas de validação para finalizar a minuta de portaria que estabelecerá regras para importação de sementes, cultivo, industrialização e comercialização de cannabis com baixo teor de THC.

“São muitas as questões – profundas e tecnicamente relevantes – a serem ainda enfrentadas e superadas, para que a proposta de regulamentação seja efetiva e abrangente das atividades necessárias à garantia da segurança à saúde”, afirmou a AGU no documento.

Relatora do caso, a ministra Regina Helena Costa considerou que se trata de um processo “estrutural”, que requer maior flexibilidade para sua condução. Ela ressaltou não haver má-fé por parte da União ou da Anvisa, destacando a boa-vontade das instituições em avançar no tema.

A ministra afirmou que a articulação entre os órgãos demonstrou diligência ao reconhecer a inviabilidade de concluir todas as etapas no prazo anterior, propondo um novo calendário exequível. A posição foi acompanhada por todos os ministros da Primeira Seção, que julga um Incidente de Assunção de Competência (IAC), decisão que passa a vincular as demais instâncias da Justiça.

Entenda

Em novembro de 2024, o STJ decidiu que a Lei das Drogas não se aplica às espécies de cannabis com concentrações muito baixas de tetrahidrocanabinol (THC). A decisão permitiu que uma empresa importasse sementes de cannabis com baixo teor de THC e alto teor de canabidiol (CBD), composto sem efeitos entorpecentes e com eficácia comprovada pela ciência para tratar condições como epilepsia e esclerose múltipla.

Para viabilizar o cumprimento da decisão, o tribunal determinou que a União e a Anvisa regulamentem a importação de sementes, o cultivo, a industrialização e a comercialização de plantas com menos de 0,3% de THC. A medida abre espaço para a produção nacional de produtos industriais à base de compostos da cannabis, como o CBD, além de fibras de cânhamo para uso em diversas indústrias.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: AguAnvisaCannabis MedicinalregulamentaçãoSTJ
Post Anterior

#Bahia: Primeira turma de Educação Física da Bahia celebra 50 anos de formação

Próximo Post

#Educação: Metade dos envolvidos com tráfico de drogas não chega ao ensino médio, aponta Data Favela

Próximo Post

#Educação: Metade dos envolvidos com tráfico de drogas não chega ao ensino médio, aponta Data Favela

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.