Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipalizada Yêda Barradas, em Morro do Chapéu, lançaram o ‘Jornal MDC YÊDA’, uma iniciativa que transforma a sala de aula em espaço de produção, troca de saberes e valorização das experiências de vida. Produzido pelos próprios alunos, o jornal reúne reportagens, entrevistas, textos autorais e registros fotográficos que abordam histórias pessoais, temas sociais, manifestações culturais e acontecimentos do município.
Com o lançamento do Jornal MDC YÊDA, a escola amplia as práticas pedagógicas voltadas à leitura, à escrita e à criatividade, ao estimular o protagonismo estudantil, o senso crítico e o trabalho coletivo, além de incentivar os alunos a reconhecerem suas vivências como parte fundamental do processo educativo.
A iniciativa surgiu a partir de uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Programa A Tarde Educação, do Grupo A Tarde. Um dos idealizadores do projeto, o professor Jadsonn Oliveira, destacou o envolvimento direto dos estudantes em todas as etapas de construção do jornal.
“Cada etapa foi cuidadosamente planejada. Da escolha dos temas à redação das matérias, os alunos participaram ativamente de tudo, sempre com o apoio dos professores. Mais do que aprender a escrever, eles aprenderam a se expressar, a ouvir o outro, a trabalhar em equipe e, principalmente, a valorizar suas próprias histórias”, destacou Jadsonn.
Segundo o professor, o projeto ganhou ainda mais força ao envolver toda a equipe pedagógica da unidade escolar. “Um dos professores já tinha um projeto de jornal escolar engavetado, uma ideia antiga que ainda não tinha saído do papel. A formação trouxe novas ferramentas e metodologias, e acabou sendo o impulso necessário para tirar esse projeto da gaveta. Assim nasceu um trabalho coletivo, criativo e cheio de significado para os alunos da EJA”, explicou.
Protagonismo estudantil e aprendizagem além da sala de aula
Para os alunos, a experiência representou uma oportunidade de expressão, reconhecimento e pertencimento. A estudante Karolayne Santos, de 28 anos, ressaltou a importância do projeto para a turma.
“O projeto foi importante porque permitiu que os alunos se expressassem com liberdade, mostrassem seus talentos e percebessem que cada contribuição tinha valor. A criação do jornal aproximou ainda mais a turma, trouxe aprendizados que vão além da sala de aula e deixou em todos um sentimento de orgulho ao ver o resultado final pronto. Um material feito pelos próprios estudantes, com identidade e significado”, afirmou.
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sílvia Fedulo, destacou que ampliar as condições de aprendizagem dos estudantes da EJA é uma das prioridades da pasta.
“Como é gratificante ver a transposição didática chegando em nossas salas de aula por meio das formações ofertadas aos nossos educadores. Valorizar o conhecimento prévio dos nossos alunos da EJA e ampliar as possibilidades nos campos de leitura, oralidade, produção textul, análise crítica e de escrita é uma forma de respeitar essa clientela que por motivos maiores não puderam prosseguir em seus estudos”.
Já a secretária municipal de Educação, Serjane Guimarães, reforçou a importância das parcerias institucionais para o avanço da rede municipal de ensino.
“Neste primeiro ano na pasta da Educação em Morro do Chapéu, buscamos parcerias importantes para fortalecer a formação de professores em nossa rede. Uma delas é com o A TARDE que tem estabelecido de forma consistente um compromisso com a Educação do nosso município. Prova disso é o belíssimo trabalho realizado pela Escola Municipal Iêda Barradas Carneiro. Agradeço ao A TARDE e em tempo, parabenizo toda a equipe escolar pelo grandioso trabalho que resultou no jornal ora mencionado”, afirmou.
Atualmente disponível para leitura na própria escola, o Jornal MDC YÊDA já desperta interesse da comunidade escolar. A expectativa da equipe pedagógica é ampliar o alcance do projeto e compartilhar a experiência com outras unidades da rede municipal de ensino de Morro do Chapéu, ampliando as possibilidades de leitura, escrita e criação no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Jornal da Chapada com informações do portal A Tarde.



















































