A Bahia vive um momento de forte expansão no turismo internacional. Entre janeiro e novembro de 2025, o estado recebeu 187,9 mil turistas estrangeiros, número que representa um crescimento superior a 50% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 125,1 mil visitantes internacionais.
Os dados foram divulgados nesta última segunda-feira (15) pelo Governo da Bahia e apontam que o desempenho baiano superou tanto a média do Nordeste, que cresceu 42,1%, quanto o índice nacional, de 40,6%. Com isso, a Bahia passou a concentrar 43,7% de todos os turistas internacionais que escolheram destinos nordestinos, o maior percentual desde 2019.
Entre os estrangeiros que visitaram o estado nos primeiros onze meses de 2025, os argentinos lideram com folga, representando 43,6% do total. Em seguida aparecem turistas de Portugal (10,6%), Uruguai (8,9%), França (8%), Itália (6%), Alemanha (4,3%), Espanha (3,8%) e Chile (3,4%). As informações são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal.
O avanço é atribuído, principalmente, à expansão da malha aérea internacional e à presença estratégica da Bahia em feiras e eventos de turismo no exterior. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com companhias aéreas e administradoras aeroportuárias, tem trabalhado para ampliar a conectividade do destino.
Nesta quarta-feira (17), a companhia Flybondi inicia voos diretos entre Buenos Aires e Salvador, com duas frequências semanais. Já a partir de janeiro, a Copa Airlines retoma a rota entre a Cidade do Panamá e a capital baiana, com quatro voos semanais, ampliando o acesso da Bahia a diversos destinos das Américas por meio do hub panamenho.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a tendência é de continuidade do crescimento. “Se 2025 foi o ano do recorde, 2026 já começa com expectativa positiva. A retomada do voo do Panamá e o reforço da ligação com a Argentina, nosso principal mercado emissor, fortalecem ainda mais a posição da Bahia no cenário internacional”, afirmou.
Bacelar também destacou o papel da sustentabilidade como diferencial competitivo. “Além da diversidade de atrativos, os visitantes internacionais observam nosso compromisso ambiental. O Aeroporto de Salvador é o primeiro do Brasil a utilizar Combustível Sustentável de Aviação (SAF), o que coloca a Bahia na vanguarda da descarbonização do turismo”, completou.
Jornal da Chapada




















































