Quase 70% da população de Salvador afirmou que não moraria mais na capital baiana e escolheria outra cidade para viver, segundo o levantamento “Viver nas Cidades: Qualidade de Vida”, do Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Sesc-SP, executado pela Ipsos-Ipec e divulgado em dezembro de 2025.
De acordo com o estudo acessado pelo Bahia Notícias, 67% dos soteropolitanos disseram que se mudariam do município, enquanto 33% afirmaram que não sairiam de Salvador para morar em outra cidade. Os entrevistados responderam se, caso pudessem, sairiam da cidade onde vivem ou permaneceriam.
No ranking nacional, Salvador aparece na terceira posição entre as capitais com mais pessoas dispostas a mudar de cidade, ao lado de Recife. O topo da lista é ocupado por Rio de Janeiro e Manaus, ambos com 75%. Porto Alegre aparece em segundo lugar, com 71%. Em seguida vêm São Paulo (65%), Belém (63%), Belo Horizonte (61%), Fortaleza (55%) e Goiânia (53%). A capital goiana foi a que mais concentrou moradores que afirmaram querer continuar vivendo na cidade.
Qualidade de vida
A pesquisa também avaliou a percepção sobre qualidade de vida. Nos últimos 12 meses, 13% dos soteropolitanos disseram que a qualidade de vida piorou um pouco. Outros 15% afirmaram que melhorou muito, enquanto 36% indicaram que permaneceu estável e 30% disseram que melhorou um pouco.
O levantamento foi realizado por meio de 3.500 entrevistas online com internautas a partir de 16 anos, de todas as classes sociais (ABCDE), residentes em Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Goiânia. A coleta ocorreu entre 2 e 27 de dezembro de 2024, com divulgação em dezembro de 2025.
Segundo o instituto, a amostra foi elaborada com base em dados do Censo 2010, da PNADC 2022 e do Ipec Inteligência, com controle de cotas por sexo, idade, classe social e ocupação. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.]
Jornal da Chapada




















































