Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador. O petista tratou de política ao comentar a dificuldade das eleições de 2026, mas confia na vitória de Lula. Suíca estava ao lado de fiéis e baianas, reverenciando o padroeiro e participando de um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos da Bahia, marcado pela fé, pelo sincretismo religioso e pela forte presença popular.
Durante a caminhada, além do gesto de devoção, Suíca chamou atenção para a situação dos trabalhadores que atuam diretamente durante a festa, como ambulantes, catadores, garis e margaridas. Segundo ele, “esses profissionais desempenham papel fundamental antes, durante e após o evento, garantindo a limpeza do circuito, contribuindo para a saúde pública e evitando a proliferação de doenças, muitas vezes em condições adversas e com riscos à própria integridade”.
A defesa por melhores condições de trabalho e reconhecimento da categoria também foram destacadas com a menção ao Projeto de Lei 4146, que trata da regularização da profissão e de direitos como o adicional de insalubridade. A proposta busca dar mais segurança jurídica e valorização a quem atua na linha de frente da limpeza urbana, especialmente em grandes eventos populares como a Lavagem do Bonfim, que mobiliza milhares de pessoas nas ruas da capital baiana.
Ao comentar o tema, Suíca ressaltou ainda o cenário político nacional e a importância da mobilização popular. “São esses trabalhadores que deixam o circuito limpo logo após a lavagem, garantindo saúde e bem-estar para todos. A PL 4146 é fundamental para reconhecer esse trabalho e estabelecer direitos como o índice de insalubridade. Este ano será ainda mais corrido, e também precisamos lutar para reeleger o presidente Lula. Não gosto de misturar política e religião, mas todos sabem que a Lavagem do Bonfim é um termômetro importante da capital baiana”, afirma. As informações são de assessoria.
















































