Um médico clínico geral, de 29 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (3) em Seabra, na Chapada Diamantina, durante a Operação Praesidium. O investigado atuava em consultórios particulares e em postos de saúde da rede pública e é suspeito de cometer os crimes de estupro, violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável. O acusado foi identificado como Gustavo Lopes de Oliveira.
Durante a operação, foram cumpridas três ordens judiciais de busca e apreensão, sendo uma na residência do investigado e duas nas clínicas onde ele atuava. O objetivo das medidas foi a coleta de novos elementos que possam reforçar as apurações em andamento.
Segundo a Polícia Civil, até o momento foram identificadas três vítimas: duas mulheres, de 19 e 24 anos, e uma adolescente de 14 anos. Em um dos casos, relata a polícia, o suspeito teria praticado violência psicológica e sexual contra uma ex-assistente, se aproveitando da relação profissional.
Em relação às demais vítimas, os abusos teriam ocorrido durante consultas e exames médicos realizados em clínicas e unidades de saúde onde o médico trabalhava. As investigações atribuem ao suspeito práticas como comentários inadequados e outros atos de cunho libidinoso.
Ainda segundo a polícia, o caso foi revelado após familiares de uma das vítimas perceberem mudanças no comportamento dela, o que levou ao relato de fatos ocorridos desde o ano passado. Com a prisão, a polícia acredita que outras possíveis vítimas possam se apresentar para denunciar crimes ainda não revelados. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, do número 180 ou presencialmente em qualquer delegacia.
As investigações são conduzidas pela 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e pela 1ª Delegacia de Seabra.
Equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Diamantina) localizaram o suspeito no bairro Tamboril, em Seabra. Ele foi conduzido à unidade policial, onde foi cumprido mandado de prisão temporária. O médico permanece custodiado e à disposição da Justiça.
Jornal da Chapada




















































