Na primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), na manhã da terça-feira (18), foram aprovadas, por unanimidade, três audiências para os próximos meses. As datas ainda não foram definidas. A pedido da União dos Negros pela Igualdade (Unegro) será realizada uma audiência com o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, como atividade preparatória para a 2ª Conferencia Nacional de proteção e Defesa Civil. O evento está previsto para o mês de maio.
Já solicitado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), duas outras audiências públicas foram aprovadas pela comissão. O reitor da universidade quer debater a ampliação do Conselho Universitário da instituição. Em outro momento, será discutido o novo contexto das universidades estaduais, em face da expansão das federais.
A situação das universidades estaduais começou a ser discutida na comissão desde o ano passado. Em novembro, o colegiado debateu a questão financeira das instituições que contou com a presença de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) .
Gomes defendeu mais investimentos para a Educação e a autonomia das universidades. “Realmente precisamos aumentar os recursos, pois a Educação é um dos pontos principais para o desenvolvimento do estado e do país”. E se comprometeu em buscar junto ao governo do estado mais recursos para a área.