O Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), deflagrou nesta segunda-feira (24) a ‘Operação Bancos’, com o objetivo de verificar se as instituições bancárias da capital estão agindo em conformidade com as normas presentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e legislação correlata. Os fiscais vão ficar atentos a aspectos como cumprimento do prazo máximo de espera pelo usuário para atendimento no setor de caixas das agências bancárias em funcionamento, o monitoramento de câmeras no setor de atendimento dos caixas eletrônicos, a disponibilização de seguranças (no mínimo dois) nas áreas de atendimento 24 horas.
Também fiscalizarão se há disponibilização de caixas exclusivos para atendimento preferencial no auto-atendimento e no atendimento interno da agência, o controle do uso de aparelho celular no interior da agência e a instalação de divisórias opacas nos caixas de atendimento. “O propósito do Procon é verificar se as instituições bancárias estão disponibilizando um serviço seguro e eficaz à população baiana. Dessa forma, caso sejam constatadas irregularidades, medidas punitivas cabíveis serão tomadas”, ressaltou o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares. Qualquer irregularidade pode ser denunciada na página no Procon-BA (www.sjcdh.ba.gov.br) no Facebook ou pelo email: [email protected].