O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, negou nesta quarta (16) que o escritor colombiano Gabriel García Márquez esteja com metástase, conforme foi publicado nesta semana pelo jornal mexicano El Universal. “Não é certo que o escritor esteja novamente tomado pelo câncer, como foi publicado por um diário mexicano. Isso não é certo”, disse Santos. Juan Manuel Santos informou que teve contato com a família do escritor, de 87 anos, que pediu respeito à privacidade. “Por favor, respeitem a privacidade da família Garcia Márquez”, apelou o presidente.
“Nosso Nobel [García Márquez recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982], a quem tanto queremos, já tem idade avançada e teve algumas complicações de saúde. O que me informaram é que ele teve uma pneumonia, que já foi superada”, acrescentou Santos. “Seu estado de saúde continua delicado – isso é uma realidade, dada sua idade”, concluiu o presidente, que fez as declarações em Popayán, capital do departamento de Cauca. O escritor, que atualmente vive no México, isolou-se nos últimos anos da vida pública.
Jornalista, ele é o mais conhecido autor colombiano e um dos maiores expoentes da literatura latino-americana. Em obras como Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera, A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada e Memórias de Minhas Putas Tristes, o escritor apresentou ao mundo a riqueza do imaginário colombiano e tornou-se um dos maiores expoentes de um gênero literário conhecido como realismo mágico. Com informações da Agência Brasil e do site da Presidência da Colômbia.