As atividades políticas desenvolvidas pela caravana do PT na capital e no interior do estado chegaram ao final de seu primeiro ciclo com a última plenária do Programa de Governo Participativo (PGP 2014), que aconteceu na manhã deste domingo (1º), no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O evento no “Espaço Casa de Taipa” reuniu mais de mil pessoas, que recepcionaram a chapa majoritária encabeçada pelo petista Rui Costa, para mais uma rodada de debates e apresentação de propostas. O deputado federal Valmir Assunção, um dos políticos mais presentes às plenárias do PGP, destacou mais vez a importância da participação dos movimentos sociais e como o PT se fortaleceu ouvindo e se aproximando mais da população e dos setores de produção.
Ao lado da deputada estadual Luiza Maia (PT) e do ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), que também é pré-candidato a deputado federal, Valmir salientou as propostas apresentadas durante as plenárias do PGP de Rui Costa “como valiosas para a caminhada eleitoral”. “Ouvimos a juventude, donas de casa, movimentos sociais, setores de produção, empresários, e todos os agentes envolvidos no processo eleitoral para construirmos um programa de governo considerando a opinião e as sugestões do povo baiano. Eles sim entendem o que precisa ser ampliado e desenvolvido. Visitamos todos os territórios de identidade, envolvendo mais de 40 mil pessoas nessas plenárias. Agora iniciamos uma segunda etapa da pré-campanha, vamos trabalhar as propostas em programas oficiais assim que for liberado pela justiça eleitoral”, pontua Assunção.
Na plenária de encerramento em Camaçari, além da chapa majoritária e de lideranças políticas, ainda participaram dos debates setores organizados como a juventude, representada pela secretária do PT Ara Brasil, movimentos sociais de luta pela terra, professores, membros dos partidos da base aliada, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, como o atual gestor Ademar Delgado (PT), o secretário da Serin de Camaçari, Anderson Santos, o senador Walter Pinheiro e o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação. “Agora iniciamos outra fase desse processo de sucessão, vamos trabalhar as propostas e apresenta-las. O partido saiu fortalecido e isso é um dos pontos fundamentais do PGP. Diria que a caravana do PT foi um divisor de águas para a política baiana, uma ação pioneira e que colheu bons frutos”, completa Ara Brasil.