As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia podem ter algumas mudanças, principalmente, em relação à chuva, que deve ter significativa redução. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), esse panorama se deve à atuação de uma massa de ar seco, que deve ganhar força e influenciar o tempo em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro. Na Bahia, essa massa de ar continua influenciando com mais intensidade as regiões oeste e São Francisco, onde, além de reduzir a umidade do ar a níveis considerados críticos – em torno de 30% -, está elevando a temperatura, principalmente no meio da tarde, quando a máxima pode chegar aos 34°C.
O estado de atenção se mantém nessas áreas do estado, pois o tempo quente e seco, somado à vegetação já ressecada, aumenta os riscos de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, a propagação de alguns pequenos focos existentes. Por isso é preciso cautela quanto à utilização do fogo em qualquer atividade em campo, uma vez que uma simples ponta de cigarro acesa sobre a vegetação pode trazer grandes prejuízos.
Para as regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e norte, onde a massa de ar também deve atuar, mesmo com menor intensidade, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. Ainda assim, há possibilidade de eventos isolados de chuva fraca, principalmente, na Chapada Diamantina e sudoeste, sendo mais frequente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. No entanto, o maior destaque nessas duas regiões é a baixa temperatura, que pode chegar aos 10°C, como é típico da estação do inverno.
Nas regiões do Recôncavo, nordeste e eul, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo, e deve manter o céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva fraca. Devido à influência da massa de ar seco em outras regiões do estado, as maiores chances de chuva são para as localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, onde a temperatura se mantém estável, variando entre mínima de 20°C e máxima de 27°C.
Maré e Índice de Radiação Ultravioleta
Desta sexta-feira a domingo (22 a 24), a maré deve atingir a altura máxima n entre 1 e 3h e entre 13 e 15h, com valores oscilando de 1,7 e 2,7 metros. Já a altura mínima deve ser registrada no período entre 7 e 9h e entre 19 e 21h, variando de 0,3 a 0,6 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.
O inverno é a estação que apresenta redução nos Índices de Radiação Ultravioleta. Porém a condição de pouca nebulosidade mantém os índices elevados em algumas regiões, como os que estão previstos para o período entre esta sexta-feira e domingo), quando devem variar de 8 a 10. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão classificados na categoria ‘Muito Alto’. Em razão disso é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve, principalmente das 10 às 16h. É nesse intervalo de tempo que os efeitos danosos à saúde são maiores.