A Estação do Retiro do Metrô de Salvador, a quinta do primeiro trecho do transporte na cidade, já está disponível para população. A estrutura, que conta com 5,8 mil metros quadrados de área construída, com elevadores, rampas de acesso, escadas rolantes, piso tátil e banheiros para as pessoas com deficiências, foi entregue na manhã desta segunda-feira (25), em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner.
Assim como já está acontecendo com as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte, a nova estação vai funcionar gratuitamente, de forma assistida, das 9 às 16h. “Apesar dos transtornos, o Governo do Estado conseguiu tirar a obra do papel e estou muito feliz por garantir à população uma das coisas mais difíceis em cidades grandes como Salvador, que é a economia do tempo. Não tenho dúvida de que essas obras vão ajudar para que as pessoas tenham mais tempo para família e lazer”, afirmou Wagner.
Em 2013, a responsabilidade pela construção do metrô passou a ser do Governo do Estado, que deixou o serviço em funcionamento antes da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em junho deste ano. As intervenções necessárias para o funcionamento do primeiro trecho fizeram parte do Programa de Mobilidade Salvador, um pacote de obras estruturantes de mobilidade urbana tocado pelo governo estadual, com um orçamento total de R$ 8,5 bilhões.
Integração
Segundo a assessoria da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), concessionária CCR Metrô Bahia, desde o dia 11 de junho, o metrô já teve mais de 480 mil acessos. São ao todo quatro vagões, cada um com capacidade de receber 250 passageiros, individualmente, o que representa um atendimento de mil pessoas por viagem, em um percurso realizado em uma média de 16 minutos.
Além da Estação Retiro, o terminal para integração ônibus-metrô também já foi concluído, mas ainda não está em funcionamento. “Estamos prontos para iniciar a integração a partir do dia 14 de setembro. Nós já concluímos a Estação Retiro e o terminal de integração já está preparado para receber os passageiros e para que o serviço de integração de modais comece a funcionar”, explicou o diretor-presidente da CCR Metrô na Bahia, Harald Peter Zwetkoff.
Pirajá
A previsão é que a linha 1 do metrô seja concluída em janeiro de 2015, quando o transporte deve chegar a Pirajá. O restante do sistema metroviário da capital baiana só deve ficar pronto em abril de 2017. Nos próximos três anos, será construída a linha 2 do metrô, que fará conexão com a linha 1 pela Estação Acesso Norte, passando pelo Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Pituaçu, Flamboyants, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e aeroporto.