A tendência apresentada pelas pesquisas eleitorais do candidato a governador, Paulo Souto, vencer as eleições no primeiro turno estimula a adesão de lideranças da base governista à chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”. As ex-prefeitas Nenca (PSD), de Araci, e Jandira (PSD), de Baianópolis, já passaram para o lado da oposição, assim como o ex-prefeito de Vera Cruz, Nicandro Macedo, que disputou o pleito municipal de 2012 pelo PC do B.
“Paulo Souto fez muitas coisas por Araci, entre elas, a fundamental obra do sistema de abastecimento Araci Norte, que trouxe água de qualidade para a nossa cidade. Me identifico com o homem público sério e trabalhador, que é Paulo Souto”, justificou Nenca, líder política de um município, que tem cerca de 40 mil eleitores. Também do PSD, partido da base governista, a ex-prefeita de Baianópolis, Jandira, reiterou os elogios ao candidato a governador da oposição e criticou Jaques Wagner: “Ele não fez nada pelo Oeste baiano. Só fez prometer”.
Médico querido e respeitado, três vezes eleito prefeito de Vera Cruz, Nicandro Macedo, que teve 40% dos votos válidos na última eleição municipal, na qual foi derrotado, anunciou apoio às candidaturas de Paulo Souto, governador, Geddel, senador, e José Carlos Aleluia, deputado federal. “A decepção com o PT foi grande. Nunca tive ajuda, quando prefeito, apesar das promessas do governador Jaques Wagner e depois apoiaram outro candidato contra mim. Gosto e confio em Paulo Souto”.
A chapa oposicionista ainda ganhou a adesão do vice-prefeito de Mairi, Aliomar Muritiba (PSB). Ele integrava o grupo de lideranças da cidade que estiveram com Paulo Souto, acompanhado do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e do deputado estadual Tom Araújo: o presidente da Câmara Municipal, Jenó, e os vereadores Rui da Sucam, Almir e Juscelino. A prefeita de São José do Jacuípe, Verinha, também esteve esta semana confirmando sua preferência pela oposição.