Estudantes do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município baiano de Itaberaba, estão sendo beneficiados com ações desenvolvidas por bolsistas universitários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo Federal. O projeto, voltado para a diversificação do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de história, consiste no trabalho realizado com dinâmicas e materiais didáticos, como texto, jogos, voltados para as temáticas do Atlântico Negro (alunos do 2º ano) e Primeira República no Brasil (alunos do 3º ano).
“Tem sido uma experiência importante porque acrescenta no que diz respeito ao aprendizado em história, a partir da introdução de novos recursos didáticos”, ressalta a professora Érica Borges, supervisora do Pibid no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. A docente explica que a utilização de jogos digitais, eletrônicos ou manuais em sala de aula ajuda a trabalhar com vários campos, como os aspectos cognitivos da aprendizagem, a integração entre os alunos e o lúdico. Além dos jogos, os estudantes tiveram a experiência de reproduzir navios negreiros, feitos com materiais reciclados, para estudo. Depois, estas peças irão compor o acervo da escola.
Compreensão
A estudante de história da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e bolsista do Pibid, Izaura Carvalho, considera que a aplicação do projeto ajuda na compreensão dos conteúdos. “É uma maneira divertida dos alunos assimilarem os assuntos abordados. Para nós, futuros profissionais da área, que estamos aplicando os objetos didáticos, também é um processo de aprendizagem”, afirma a bolsista.
A aluna do 3º ano da unidade escolar, Ingrid Leão, 17 anos, conta que sempre gostou de estudar história, e que aprova o trabalho dos bolsistas. “A metodologia envolve todos nós, estudantes, que ficamos ainda mais estimulados a participar e nos manifestar em sala de aula sobre os temas estudados”, disse.
Pibid
O Pibid, um programa de iniciação à docência, insere os alunos dos cursos de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública para planejarem e participarem de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação.