Populares e leitores do Jornal da Chapada no município de Ibicoara procuraram o periódico na última sexta-feira (7) para denunciar ações de mineração que ameaçam um dos principais pontos turísticos da cidade e da Chapada Diamantina. A Cachoeira do Buracão vive um drama que a cada dia cresce com a ameaça do extrativismo em torno dos parques Natural Municipal do Espalhado e Nacional da Chapada Diamantina. Na denúncia, os leitores afirmam que uma mineradora de nome Cabral Resource está se instalando e quase concluindo a fase de pesquisa, para passar para a fase de extração.
“Os nossos corações ficam apertado em saber que uma área de 1,195km² pode ser destruída, e é nessa área que se encontra as nossas maiores belezas, entre elas a Cachoeira do Buracão. Pedimos a ajuda do jornal para que nós ajudem a divulgar essa situação, e a tentar revertê-la. Não podemos ficar parados, temos que nos unir e não deixar a mineração acabar com belezas naturais”, aponta trecho de texto encaminhado ao Jornal da Chapada.
Os moradores e ativistas ecológicos estão fazendo um abaixo-assinado contra a extração de minério na região. As cópias estão disponíveis nas associações de guias ACEVIB, Chapada Radical, Bicho do Mato e no Espaço Cultural de Ibicoara. O Jornal da Chapada tentou contato com a mineradora, mas não obteve sucesso.