Apesar de ter rompido com o PT, o PDT continuará com o comando da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). A informação foi repassada ao Bahia Notícias pelo secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, que afirmou ter disponibilizado a vaga para que os cinco parlamentares do PDT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) indiquem um nome em troca de continuarem na base do governador Rui Costa (PT).
“Convidei os cinco deputados para uma conversa comigo aqui na governadoria. Nessa conversa, eu deixei claro que havia o rompimento, mas mantínhamos interesse na relação com os deputados. Em respeito à posição deles com o governador Wagner, com Rui. Eu disse que, a despeito do rompimento, se eles tivessem interesse, nós iríamos manter a vaga para indicação deles”, relatou.
Leia também:
Executiva estadual do PDT reafirma apoio a Rui Costa
PDT rompe com Rui Costa para ficar com ACM Neto
De acordo com Gomes, até mesmo Fernanda Mendonça – atual chefe da pasta – pode continuar o que, no entanto, é improvável, já que ela é ligada ao presidente estadual da sigla, deputado federal Félix Mendonça Jr. Segundo o titular da Serin, a exoneração da pedetista poderia ser concretizada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado, caso os deputados chegassem a um consenso diferente da manutenção de Fernanda.
Além do cargo no secretariado, as vagas no segundo escalão estarão à cargo da escolha dos cinco deputados. Também na cota do PDT, a secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) continuará sob a tutela de Nestor Duarte – que é mais ligado ao grupo político do presidente da Alba, Marcelo Nilo – autointitulado fiel escudeiro do ex-governador Jaques Wagner e de Rui Costa. Texto de Alexandre Galvão, do site Bahia Notícias.