Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Turistas devem ter cuidado ao acampar no Parque Nacional durante o feriado de Carnaval

O mirante dá um panorama geral do Vale, mesmo com o tempo fechado o visual é deslumbrante | FOTO: Jornal da Chapada |

jc
Mochileiros na Chapada Diamantina, trilha do Vale do Pati | FOTO: Jornal da Chapada |

O período de feriado de carnaval atrai mochileiros e jovens de diferentes regiões do Brasil e do mundo para as trilhas no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Com o aumento do fluxo de pessoas, os riscos de acidentes e descuidos por falta de informação acabam crescendo. Por isso, a equipe do Parque Nacional informa por meio de nota em rede social, que realizará, durante o carnaval, uma campanha para conscientizar, sensibilizar e informar os turistas nos principais pontos de visitação do município de Palmeiras. A equipe do PNCD vai atuar nas trilhas da Cachoeira da Fumaça por cima, de Águas Claras e no Bomba, local onde é a partida para a trilha do Vale do Pati.

Leia também:
Chapada: Turista carioca provoca incêndio no Parque Nacional; brigadistas pedem cuidado
Chapada: Deputado pede proteção ambiental para a nascente do Rio Paraguaçu
Chapada: Brigadas da região trabalham seis dias para extinguir incêndio em Mucugê
Chapada: Jacobina desponta como atrativo de ecoturismo na região; confira vídeo

Na campanha, serão tratados assuntos como os limites do Parque Nacional, as regras do local que proíbe a realização de fogueiras, e detalhes sobre acampamentos e entrada de animais domésticos. “Muitos de vocês devem ter ouvido falar do incêndio que ocorreu semana passada nas Águas Claras [veja aqui] em função do descuido de uma visitante. Estamos utilizando este fato lamentável como mote para tratar do tema das fogueiras. Contamos com a compreensão e colaboração de todos”, diz texto assinado por Marcela de Marins, analista Ambiental do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A trilha da Cachoeira da Fumaça deve receber 120 pessoas por dia, de acordo com informações da equipe do PNCD | FOTO: Reprodução |

Leia também:
Chapada: Municípios da região são alternativa para quem quer curtir o sossego no carnaval
Chapada: Lençóis registra mais de 85% de ocupação hoteleira para o feriado de carnaval
Chapada: Morro do Pai Inácio finaliza série da TVE sobre a região chapadeira
Chapada: Federação do Comércio da Bahia apoia criação de roteiros na Estrada Real

Controle no acesso à Fumaça
A equipe do PNCD também vai instruir os visitantes sobre os impactos da visitação excessiva na trilha da Cachoeira da Fumaça, um dos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina. “Estaremos divulgando o número de visitantes estabelecido no Plano de Manejo do Parque para esta trilha nas condições que ela se encontra hoje: 120 visitantes por dia. Como se trata de uma campanha de sensibilização, não iremos proibir ninguém de realizar a trilha, o objetivo é informar e chamar a atenção para os impactos que hoje ocorrem quando há excesso de visitantes”, completa Marins em texto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas