Em discurso realizado na última terça-feira (10), na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Fabio Souto (DEM), voltou a destacar sua preocupação com as questões hídricas do estado da Bahia. Segundo ele, entre os casos mais alarmantes destaca-se a situação da Bacia do Paraguaçu, que abastece 60% da capital baiana e 86 municípios do estado.
De acordo com Souto, a intensa degradação do Rio Paraguaçu demonstra um cenário problemático no sistema de abastecimento de água da capital e municípios baianos. “Todos dizem que o Paraguaçu é a caixa d’água da nossa capital, e acredito ser estarrecedora a situação em que ele se encontra. Por isso, creio estarmos diante de uma questão suprapartidária e que não podemos deixar um recurso natural tão importante numa situação problemática”, salientou.
O deputado ressaltou ainda, que são necessárias medidas mais incisivas para solucionar o problema. “Gostaria de sugerir um grande programa de recuperação das nascentes, matas ciliares e dos rios afluentes que alimentam o Rio Paraguaçu. Devemos trabalhar para prevenir essa situação, que, daqui a um ano ou dois, pode ser algo muito mais preocupante para o abastecimento de água da capital e dos municípios que dependem deste rio”, concluiu o parlamentar.