O Bahia Criativa, escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam no setor criativo, está oferecendo 25 vagas para o curso estruturante denominado “Gestão de Empreendimentos e Projetos Criativos”, que será ministrado entre os dias 16 de abril a 16 de maio, em Lençóis, em local a ser definido e outras possíveis localidades da Chapada Diamantina. A iniciativa é voltada para produtores, proponentes de projetos culturais, coordenadores executivos e/ou gestores de empreendimentos criativos. Entre os segmentos considerados estão as linguagens artísticas, o artesanato, o turismo cultural, a gastronomia, a educação não-formal, a comunicação, a agroecologia, a bioconstrução e desenvolvedores de outra série de atividades econômicas que possuem aspectos inovadores ou sustentáveis de organização, produção ou comercialização.
Sobre o curso
Em formato avançado, dividido em quatro módulos, o curso terá carga horária de 66 horas, com dois perfis de participantes: continuados (todos os módulos) e pontuais (por módulo) – com prioridade de vagas para os primeiros. A composição dos módulos inclui aulas expositivas, oficinas, palestras, painéis e até visitas guiadas. As aulas acontecerão das 8h30 às 17h30 durantes as sextas e os sábados. Possivelmente, no primeiro módulo haverá uma atividade na quinta-feira.
Para concorrer às vagas, exige-se que os interessados tenham no mínimo um ano de experiência comprovada em projetos culturais (para proponentes) e atuem em áreas relacionadas às atividades culturais/criativas há pelo menos três. Também é necessário enviar uma mensagem com a intenção de participação até o dia 6 de março para o e-mail [email protected], informando nome, contatos, área de atuação, experiência (máximo três linhas) e local no qual deseja que as atividades sejam realizadas.
“A possibilidade de realização de atividades fora de Lençóis dependerá do volume de interessados e disponibilidade de deslocamento de parte dos participantes. O objetivo da formação é promover a capacitação para o esforço estruturado, proporcionando que empreendedores e profissionais possam atuar como dirigentes, empresários ou técnicos qualificados”, diz texto enviado pelo representante Territorial de Cultura na Chapada Diamantina, Vinícius Navarro Morende.