Entre os 28 pedidos de abertura de inquérito envolvendo 54 pessoas suspeitas de envolvimento com o esquema de corrupção da Petrobras estão os nomes de 45 políticos, segundo o jornal Estado de S. Paulo. A lista elaborada pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot, foi enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki na última quarta-feira (4) e também solicita a quebra de sigilos bancário e telefônico, além de pelo menos quatro mandados de busca e apreensão.
Ainda de acordo com o Estadão, estão na lista de pedidos de abertura de inquérito o nome do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-Al), os senadores Lindhberg Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL).
Janot também recomendou o arquivamento de inquéritos contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB), por considerar insuficientes as informações contra eles. Até o final da semana Zavascki deve decidir se vai quebrar o sigilo das investigações e revelar o nome dos 54 suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na estatal. Texto extraído do site Bahia Notícias com informações da Agência Estado.